{"id":94,"date":"2013-02-12T02:00:00","date_gmt":"2013-02-12T04:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/2013\/02\/galatas-sem-misterio-parte-2\/"},"modified":"2018-02-17T23:53:17","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:17","slug":"galatas-sem-misterio-parte-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2013\/02\/galatas-sem-misterio-parte-2\/","title":{"rendered":"G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte 2"},"content":{"rendered":"
A chave: G\u00e1latas 3:19-25<\/b><\/p>\n
G\u00e1latas 3:19-25 \u00e9 a grande chave para entendermos as declara\u00e7\u00f5es aparentemente negativas de Paulo sobre a lei.\u00a0Segundo os estudiosos, esse texto \u201c\u00e9 o ponto central da resposta de Paulo aos problemas na Gal\u00e1cia\u201d (Richard N. Longenecker,\u00a0<\/i>Galatians<\/em>, Word Biblical Commentary, v. 41 [Nashville, TN: Thomas Nelson, 1990], p. 137).<\/p>\n No cap\u00edtulo 3 de G\u00e1latas, Paulo argumenta que a lei dada no monte Sinai n\u00e3o anulou o fato de que a salva\u00e7\u00e3o \u00e9 somente pela f\u00e9 (Gl 3:6-9). Portanto, a lei n\u00e3o salva.<\/p>\n Por que, ent\u00e3o, a lei foi dada no Sinai? Qual era o objetivo dela? Paulo responde essa pergunta em G\u00e1latas 3:19-25.<\/p>\n Nesse texto, lemos o seguinte:<\/p>\n Por que, ent\u00e3o, a Lei?\u00a0Foi adicionada por causa das transgress\u00f5es<\/b>, at\u00e9 que viesse o Descendente [Cristo] a quem se fez a promessa. […]\u00a0A Escritura confinou tudo\u00a0debaixo do pecado<\/b>, para que a promessa, que \u00e9 pela f\u00e9 em Jesus Cristo, fosse dada aos que creem. Antes que viesse a f\u00e9, \u00e9ramos guardados\u00a0debaixo da Lei, confinados para a f\u00e9 que seria revelada. A Lei se tornou nosso disciplinador,\u00a0levando-nos a Cristo, para que f\u00f4ssemos justificados pela f\u00e9<\/b>. Por\u00e9m, tendo vindo a f\u00e9, j\u00e1 n\u00e3o estamos mais\u00a0debaixo do disciplinador\u00a0<\/i>(Gl 3:19-25, minha tradu\u00e7\u00e3o).<\/p><\/blockquote>\n Esse texto diz claramente que a lei teve um come\u00e7o e um fim. Ela teve in\u00edcio na \u00e9poca de Mois\u00e9s, no monte Sinai\u00a0(\u201cfoi adicionada por causa das transgress\u00f5es\u201d) e teve um fim quando Cristo veio \u00e0 Terra (\u201cat\u00e9 que viesse o Descendente\u201d).<\/p>\n Mas, a lei n\u00e3o \u00e9 eterna? Sim,\u00a0a lei \u00e9 eterna como Deus, porque \u00e9 a transcri\u00e7\u00e3o de Seu car\u00e1ter. Isso est\u00e1 correto, de outra forma o pecado n\u00e3o teria existido antes de Mois\u00e9s (Rm 5:12; 2Pe 2:4), porque \u201cpecado \u00e9 a transgress\u00e3o da lei\u201d (1Jo 3:4; cf. Rm 4:15). Abra\u00e3o, por exemplo, j\u00e1 guardava a lei de Deus (Gn 17:1, 9; 18:19; 25:6). O livro de G\u00eanesis mostra que os mandamentos que se tornariam parte do Dec\u00e1logo, inclusive o s\u00e1bado (Gn 2:2-3; cf. \u00cax 16:22-30), j\u00e1 eram obedecidos pelo povo de Deus.<\/p>\n Ent\u00e3o, em que sentido a lei teve um come\u00e7o e um fim?<\/p>\n No texto b\u00edblico que lemos acima, as tr\u00eas frases destacadas apresentam uma tr\u00edplice fun\u00e7\u00e3o da lei:<\/p>\n Resumindo, a lei:<\/p>\n Portanto, quando Paulo fala sobre a lei em G\u00e1latas, ele se refere a\u00a0essa tr\u00edplice fun\u00e7\u00e3o<\/em> relacionada com o pecado<\/em><\/strong>.<\/p>\n \u00c9 importante notar que, embora essa fun\u00e7\u00e3o da lei esteja presente na vida de todo \u00edmpio, a \u00eanfase de Paulo est\u00e1 na hist\u00f3ria de Israel. No Egito, os israelitas haviam perdido a no\u00e7\u00e3o do verdadeiro Deus, do certo e do errado, e agora precisavam reaprender. O que aconteceu no Sinai teve essa fun\u00e7\u00e3o: a lei em t\u00e1buas de pedra para ensinar que eles eram pecadores e o ritual do santu\u00e1rio para ensinar a solu\u00e7\u00e3o (o Salvador).<\/p>\n Ellen White resume muito bem as ideias b\u00e1sicas de G\u00e1latas 3:19-25:<\/p>\n A lei de Deus, proclamada em terr\u00edvel majestade do Sinai, \u00e9 a declara\u00e7\u00e3o de condena\u00e7\u00e3o ao pecador.\u00a0A fun\u00e7\u00e3o da lei \u00e9 condenar<\/strong><\/em>, mas n\u00e3o h\u00e1 nela nenhum poder para perdoar ou redimir. […] Ela traz […] escravid\u00e3o e morte aos que permanecem debaixo de sua condena\u00e7\u00e3o (Mensagens Escolhidas<\/em>, v. 1, p. 236-237).<\/p>\n \u201cA lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela f\u00e9 f\u00f4ssemos justificados\u201d (Gl 3:24). Nessa passagem, o Esp\u00edrito Santo, pelo ap\u00f3stolo, Se refere especialmente \u00e0 lei moral.\u00a0A lei revela nosso pecado, levando-nos a sentir nossa necessidade de Cristo<\/em><\/strong>\u00a0e a fugir para Ele em busca de perd\u00e3o e paz por meio do arrependimento para com Deus e da f\u00e9 em nosso Senhor Jesus Cristo (ibid.,\u00a0p. 233-234).<\/p><\/blockquote>\n G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte\u00a01<\/a><\/p>\n G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte\u00a03<\/a><\/p>\n<\/a><\/p>\n
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