{"id":638,"date":"2013-05-25T14:55:25","date_gmt":"2013-05-25T17:55:25","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/?p=638"},"modified":"2018-02-17T23:53:12","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:12","slug":"ultimato-para-israel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2013\/05\/ultimato-para-israel\/","title":{"rendered":"Ultimato para Israel?"},"content":{"rendered":"
A profecia das 70 semanas (Dn 9:24-27) \u00e9 uma das mais extraordin\u00e1rias da B\u00edblia. Ela mostra que h\u00e1 um Deus que revela o futuro e que Jesus de Nazar\u00e9 \u00e9 o Messias prometido (veja Jacques Doukhan, On the Way to Emmaus<\/a>: Five Major Messianic Prophecies Explained<\/i> [Clarksville, MD: Messianic Jewish, 2012], p. 149-194).<\/p>\n Em resumo, a profecia diz que o Messias apareceria 483 anos depois de ser emitido o decreto para a reconstru\u00e7\u00e3o de Jerusal\u00e9m (o que aconteceu em 457 a.C.). Portanto, o Messias deveria aparecer em 27 d.C. Jesus \u00e9 o \u00fanico personagem que cumpriu essa especifica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Mas, neste momento, n\u00e3o pretendo falar sobre como essa profecia pode ser usada para levar Deus aos c\u00e9ticos nem sobre como demonstrar pelo Antigo Testamento que Jesus \u00e9 o Messias. Quero comentar sobre uma interpreta\u00e7\u00e3o comum, mas que n\u00e3o est\u00e1 livre de cr\u00edticas.<\/p>\n Teoria da rejei\u00e7\u00e3o<\/b><\/p>\n A profecia das 70 semanas come\u00e7a com estas palavras:<\/p>\n Setenta semanas est\u00e3o determinadas sobre o teu povo<\/b><\/i> e sobre a tua santa cidade (Dn 9:24).<\/p><\/blockquote>\n \u201cO teu povo\u201d, evidentemente, \u00e9 o povo de Daniel, o povo judeu. E a \u201csanta cidade\u201d \u00e9 Jerusal\u00e9m.<\/p>\n Com base nesse texto, muitos acreditam que a profecia das 70 semanas apresenta uma esp\u00e9cie de ultimato para Israel, a \u00faltima chance para os judeus se arrependerem e aceitarem Jesus. Como as 70 semanas terminaram em 34 d.C. (tr\u00eas anos e meio ap\u00f3s a morte de Jesus), nesse ano Israel teria sido rejeitado por n\u00e3o haver aceitado Jesus.<\/p>\n Um excelente livro sobre Daniel explica que as 70 semanas \u201cforam estabelecidas especialmente em rela\u00e7\u00e3o ao povo judeu\u201d. At\u00e9 o fim desse per\u00edodo, Jesus \u201cpretendia manter Sua promessa para com os judeus\u201d. \u201cPortanto, nos anos que se sucederam imediatamente a cruz, milhares de judeus\u201d creram em Jesus. Mas<\/p>\n a rejei\u00e7\u00e3o de Cristo por parte dos judeus \u2013 a qual foi simbolizada pelo apedrejamento de Est\u00eav\u00e3o \u2013 conduziu diretamente \u00e0 proclama\u00e7\u00e3o do evangelho ao mundo n\u00e3o judeu. […] A vinha deveria ser tomada de Israel e oferecida a uma \u201cna\u00e7\u00e3o\u201d diferente [ou seja, os gentios] (C. Mervyn Maxwell, Uma nova era segundo as profecias de Daniel<\/i> [Tatu\u00ed, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2004], p. 235-236, 242, 241).<\/p><\/blockquote>\n Outra interpreta\u00e7\u00e3o<\/b><\/p>\n Geralmente os judeus messi\u00e2nicos (isto \u00e9, os judeus que creem em Jesus) n\u00e3o seguem essa interpreta\u00e7\u00e3o. Veja, por exemplo, os livros do Dr. Jacques Doukhan sobre Daniel (Daniel<\/a>: Vision of the End<\/i> [Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 1987]; Secrets of Daniel<\/a>: Wisdom and Dreams of a Jewish Prince in Exile<\/i> [Hagerstown, MD: Review and Herald, 2000]). Doukhan \u00e9 um judeu adventista que possui dois doutorados em Antigo Testamento, al\u00e9m de forma\u00e7\u00e3o rab\u00ednica, e \u00e9 professor na Universidade Andrews, Estados Unidos.<\/p>\n Recentemente descobri que um importante estudioso n\u00e3o judeu discorda da interpreta\u00e7\u00e3o do \u201cultimato\u201d de Israel. Trata-se do Dr. Roy Gane, professor de Antigo Testamento na Universidade Andrews, considerado o maior especialista do mundo no livro de Lev\u00edtico e uma not\u00e1vel autoridade no livro de Daniel. Ele apresenta sua compreens\u00e3o naquele que provavelmente seja o melhor livro n\u00e3o acad\u00eamico sobre as profecias de Daniel 8 e 9, intitulado Who\u2019s Afraid of the Judgment? <\/i><\/a>The Good News About Christ\u2019s Work in the Heavenly Sanctuary<\/i> (Boise, ID: Pacific Press, 2006).<\/p>\n Nesse livro, Gane cita (com aprova\u00e7\u00e3o) este texto de Jacques Doukhan:<\/p>\n As 70 semanas n\u00e3o foram \u201cdeterminadas\u201d contra<\/b><\/i> os judeus, de modo a assinalar o destino deles ou significar a rejei\u00e7\u00e3o de Israel. Em vez disso, o prop\u00f3sito das 70 semanas \u00e9 mostrar as boas-novas da salva\u00e7\u00e3o dos judeus e do mundo atrav\u00e9s da obra do novo Sumo Sacerdote [Jesus Cristo]. Nesse evento, que aconteceu em 31 d.C., Jesus Se assentou \u00e0 direita do Pai depois da ascens\u00e3o (1Pe 3:22). Al\u00e9m disso, o evento foi confirmado em 34 d.C., precisamente no fim das 70 semanas, quando Est\u00eav\u00e3o viu \u201cos c\u00e9us abertos e o Filho do Homem, em p\u00e9 \u00e0 destra de Deus\u201d (At 7:56) (Who\u2019s Afraid of the Judgment?<\/i>, p. 55, citando Jacques Doukhan, Mystery of Israel<\/i><\/a> [Hagerstown, MD: Review and Herald, 2004], p. 36, grifo no original).<\/p><\/blockquote>\n Ent\u00e3o, qual \u00e9 o assunto da profecia?<\/b><\/p>\n A interpreta\u00e7\u00e3o defendida por Doukhan e Gane parece fazer sentido. \u00c9 verdade que a profecia come\u00e7a com as palavras \u201csetenta semanas est\u00e3o determinadas sobre o teu povo\u201d. Mas o fato \u00e9 que \u201cem nenhum lugar o texto da profecia sugere o conceito\u201d de rejei\u00e7\u00e3o (Doukhan,\u00a0Secrets of Daniel<\/i>, p. 151).<\/p>\n Veja a frase completa:<\/p>\n Setenta semanas est\u00e3o determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgress\u00e3o<\/b><\/i>, para dar fim aos pecados<\/b>,<\/i> para expiar a iniquidade<\/b><\/i>, para trazer a justi\u00e7a eterna<\/b><\/i>, para selar a vis\u00e3o e a profecia e para ungir o Santo dos Santos (Dn 9:24).<\/p><\/blockquote>\n O texto n\u00e3o fala sobre rejei\u00e7\u00e3o, mas sobre salva\u00e7\u00e3o!<\/p>\n No livro citado por Gane, Doukhan diz ainda que Daniel 9:24-27 \u201ctransmite a ideia de esperan\u00e7a e salva\u00e7\u00e3o, porque o Messias viria deste povo<\/b><\/i> e para este povo<\/b><\/i>. Portanto, essas s\u00e3o boas-novas para o povo [de Israel], not\u00edcias de liberta\u00e7\u00e3o e reden\u00e7\u00e3o, em vez de triste fim e rejei\u00e7\u00e3o\u201d. O mesmo cap\u00edtulo \u201cdescreve Daniel esperando e orando a Deus pela salva\u00e7\u00e3o de seu povo. Em resultado disso, veio essa profecia como resposta de Deus ao pedido de Daniel (Dn 9:21)\u201d (Mystery of Israel<\/i>, p. 34, grifo no original).<\/p>\n Como j\u00e1 vimos, \u201co prop\u00f3sito das 70 semanas \u00e9 mostrar as boas-novas da salva\u00e7\u00e3o dos judeus e do mundo atrav\u00e9s da obra do novo Sumo Sacerdote [Jesus Cristo]\u201d (idem, p. 36). No fim das 70 semanas, em 34 d.C., ocorreu \u201cum importante evento para a civiliza\u00e7\u00e3o e a salva\u00e7\u00e3o humana\u201d. Nesse ano,<\/p>\n a mensagem do Deus de Israel explodiu para al\u00e9m das fronteiras da Palestina e alcan\u00e7ou os gentios (At 8). Esse \u00e9 n\u00e3o somente o ano da convers\u00e3o e do chamado apost\u00f3lico de Paulo (At 9), mas \u00e9 o ano em que Deus derramou Seu Esp\u00edrito sobre os \u201cmuitos\u201d gentios (At 10:44-45). […] Essa profecia n\u00e3o fala sobre a rejei\u00e7\u00e3o dos judeus, mas sobre a ado\u00e7\u00e3o dos gentios, que n\u00e3o substitu\u00edram os judeus, mas se uniram a eles (foram \u201cenxertados\u201d neles, como diz Romanos 11:17-24)\u201d (idem, p. 38).<\/p><\/blockquote>\n Na passagem mais importante do Novo Testamento sobre Israel e a igreja (Rm 9\u201311), o ap\u00f3stolo Paulo declara:<\/p>\n Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o Seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abra\u00e3o, da tribo de Benjamim. Deus n\u00e3o rejeitou o Seu povo<\/b><\/i>, o qual de antem\u00e3o conheceu. […] Quanto \u00e0 elei\u00e7\u00e3o, [os israelitas] s\u00e3o amados por causa dos patriarcas, pois os dons e o chamado de Deus s\u00e3o irrevog\u00e1veis<\/strong><\/i>\u00a0(Rm 11:1-2, 28-29).<\/p><\/blockquote>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A profecia das 70 semanas (Dn 9:24-27) \u00e9 uma das mais extraordin\u00e1rias da B\u00edblia. Ela mostra que h\u00e1 um Deus que revela o futuro e que Jesus de Nazar\u00e9 \u00e9 o Messias prometido (veja Jacques Doukhan, On the Way to Emmaus: Five Major Messianic Prophecies Explained [Clarksville, MD: Messianic Jewish, …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[2,7],"tags":[15,19],"yoast_head":"\n<\/a><\/p>\n