N\u00e3o amem o mundo nem o que nele h\u00e1. Se algu\u00e9m ama o mundo, o amor do Pai n\u00e3o est\u00e1 nele.<\/p><\/blockquote>\n
Quer saber como \u201cvencer\u201d debates dentro de um grupo religioso convencional? Use 1 Jo\u00e3o 2:15! N\u00e3o importa a situa\u00e7\u00e3o! Eis um texto coringa para qualquer discuss\u00e3o em que algu\u00e9m se encontre sem argumentos.<\/p>\n
Se n\u00e3o gosto da cor vermelha e quero que todos desgostem tamb\u00e9m, como proceder? Simples, basta disparar o velho \u201cn\u00e3o ameis o mundo nem as coisas que h\u00e1 no mundo\u201d. Pronto! Afinal, qual crist\u00e3o deseja ser visto sob o t\u00edtulo de \u201cmundano\u201d? Tal palavra tem efeito paralisante sobre muitos, de modo que qualquer coisa que se rotule sob esse t\u00edtulo torna-se automaticamente estigmatizada no meio crist\u00e3o. Repare, automaticamente mesmo. N\u00e3o h\u00e1 reflex\u00e3o, estudo meticuloso da B\u00edblia. Nada disso! Para qu\u00ea, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Afinal, se algo \u00e9 \u201cmundano\u201d, n\u00e3o h\u00e1 mais o que se discutir, refletir ou estudar; basta eliminar. <\/p>\n
Perceba como essa atitude pregui\u00e7osa e covarde atravanca o escrut\u00ednio b\u00edblico no seio crist\u00e3o. Quem \u00e9 que deve definir se algo \u00e9 mundano? \u00c9 a B\u00edblia quem deve definir o que \u00e9 mundano, n\u00e3o voc\u00ea, eu, seus pais, seus amigos, seu pastor, anci\u00e3o, ou membro com maior tempo de igreja do que voc\u00ea. Graves problemas adv\u00eam quando os crist\u00e3os terceirizam a investiga\u00e7\u00e3o b\u00edblica.<\/p>\n
Pois tudo o que h\u00e1 no mundo \u2014 a cobi\u00e7a [ou concupisc\u00eancia] da carne, a cobi\u00e7a dos olhos e a ostenta\u00e7\u00e3o dos bens [ou soberba da vida] \u2014 n\u00e3o prov\u00e9m do Pai, mas do mundo (v. 16).<\/p><\/blockquote>\n
Veja que o pr\u00f3prio texto se preocupa em elencar as coisas as quais ele chama de \u201cmundo\u201d: \u201ccobi\u00e7a da carne\u201d, \u201ccobi\u00e7a dos olhos\u201d e \u201costenta\u00e7\u00e3o dos bens [ou soberba da vida]\u201d.<\/p>\n
Na frase \u201ccobi\u00e7a da carne\u201d, o pensamento \u00e9 o do prazer f\u00edsico; enquanto na \u201ccobi\u00e7a\u00a0dos olhos\u201d, a ideia \u00e9 prazer mental. Na express\u00e3o \u201csoberba da vida\u201d, a palavra \u201cvida\u201d, no original grego \u00e9 b<\/em>ios<\/em>, e n\u00e3o zoe<\/em> (outro termo grego para vida). Este \u00faltimo significa o principio primordial de vida, enquanto o primeiro \u2013 que \u00e9 usado no texto \u2013 tem tamb\u00e9m a acep\u00e7\u00e3o de posses, sustento, recursos. \u201cAssim a \u2018soberba da vida\u2019 \u00e9 o orgulho ostensivo da posse dos bens materiais\u201d (Coment\u00e1rio B\u00edblico Moody<\/em>).<\/p>\nE veja: soberba significa orgulho! Mas quantos serm\u00f5es voc\u00ea j\u00e1 viu enfatizando que os crentes orgulhosos s\u00e3o, na verdade, mundanos? Poucos, provavelmente nenhum. Mas t\u00e1 assim de serm\u00e3o associando mundanismo a vestes e comportamentos que a B\u00edblia nunca, ou quase nunca associa.<\/p>\n
Muitos, no af\u00e3 de defender os princ\u00edpios b\u00edblicos, acabam por desmerec\u00ea-los, defendendo como b\u00edblicos princ\u00edpios que a B\u00edblia mesma nunca pretendeu defender.<\/p>\n
A verdadeira separa\u00e7\u00e3o do mundo \u00e9 muito mais dr\u00e1stica<\/strong> e envolve bem mais ren\u00fancia do que vestir-se decentemente ou falar de tal maneira \u2013 algo que qualquer mundano de bom senso pode fazer. Agora, n\u00e3o me entenda mal, n\u00e3o estou dizendo que a B\u00edblia n\u00e3o se preocupa com o que vestimos ou comemos, mas que esse n\u00e3o \u00e9 seu foco principal, muito menos o foco nas vezes que a B\u00edblia denomina algo de mundano. Portanto, tamb\u00e9m n\u00e3o deveria ser o nosso.<\/p>\nVoc\u00ea j\u00e1 parou para pensar no que \u00e9 mais c\u00f4modo: simplesmente passar a vestir-se de maneira X, n\u00e3o ingerir coisas Y, ou deixar o orgulho e a presun\u00e7\u00e3o de lado? Conhe\u00e7o muitos descrentes que fazem tudo isso e muito mais. Isso n\u00e3o quer dizer que eles sejam mais crentes do que os crentes, apenas mais morais. A natureza humana tende a exaltar na B\u00edblia da cabe\u00e7a dela aquilo que lhe \u00e9 mais c\u00f4modo \u2013\u00a0isso n\u00e3o \u00e9 novidade. Mas o pior \u00e9 a hipocrisia dos que agem exatamente dessa forma, adequando a B\u00edblia ao seu comodismo, mas ainda acusam apenas os outros de faz\u00ea-lo.<\/p>\n
Coloque \u00e1gua pura numa garrafa de vidro escuro, lacre-a, depois cole nela um r\u00f3tulo contendo uma caveira com dois\u00a0ossos cruzados. Dificilmente, algu\u00e9m, ainda que morrendo de sede, ir\u00e1 se arriscar\u00e1 a beber o conte\u00fado de algo com um r\u00f3tulo t\u00e3o negativo. E, nesse caso, tal atitude \u00e9 at\u00e9 bem racional. Contudo, n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o racional quando algu\u00e9m faz na sua frente o teste f\u00edsico-qu\u00edmico no conte\u00fado da garrafa. O teste prova que \u00e9 \u00e1gua pot\u00e1vel, mas voc\u00ea ainda se recusa a beb\u00ea-la, e pior, tenta convencer a outros do mesmo. Tudo por causa de um r\u00f3tulo de papel, colocado sabe-se l\u00e1 quando, sabe-se l\u00e1 por quem. O que importa \u00e9 que o r\u00f3tulo est\u00e1 l\u00e1 h\u00e1 tempo e ele simplesmente n\u00e3o pode estar errado.<\/p>\n
Esse \u00e9 o problema de se seguir meras tradi\u00e7\u00f5es. A quest\u00e3o n\u00e3o \u00e9 que as tradi\u00e7\u00f5es sejam intrinsecamente m\u00e1s. N\u00e3o tenho nada contra tradi\u00e7\u00f5es em si. Tenho, sim, contra a postura que muitos adotam diante delas, como se quem, por um motivo ou outro, n\u00e3o as adota estivesse, automaticamente, dando as m\u00e3os ao mundo. O problema \u00e9 a atitude de trat\u00e1-las como se fossem mandamentos, e n\u00e3o como o que de fato s\u00e3o: tradi\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
Cuidado! Se voc\u00ea \u00e9 crist\u00e3o, a sua regra de f\u00e9 e pr\u00e1tica \u00e9 a B\u00edblia. Reflita constantemente se ela<\/strong> e somente ela<\/strong> tem tomado esse papel em sua vida. Se voc\u00ea n\u00e3o tiver uma crescente preocupa\u00e7\u00e3o quanto a refletir se est\u00e1 mesmo fazendo a B\u00edblia a sua \u00fanica norma de f\u00e9, esque\u00e7a, voc\u00ea simplesmente n\u00e3o \u00e9 crist\u00e3o<\/strong>.<\/p>\nA verdade quer lhe libertar (Jo 8:32). Voc\u00ea n\u00e3o precisa ficar preso \u00e0 tradi\u00e7\u00e3o ou interpreta\u00e7\u00e3o b\u00edblica alheia quando ela mesma quer penetrar em sua vida e renovar a sua mente, fazendo de voc\u00ea uma pessoa mais amiga de Cristo, uma pessoa mais amorosa, e n\u00e3o apenas mais moral.<\/p>\n
No pr\u00f3ximo vamos estudar outros textos b\u00edblicos sobre mundanismo. Desta vez, vamos ler grandes por\u00e7\u00f5es da ep\u00edstola de Tiago.<\/p>\n
(Vanedja C\u00e2ndido)<\/i><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Vejamos agora o que a B\u00edblia define como mundanismo. Um texto b\u00e1sico para todas as ocasi\u00f5es em que se fala no assunto \u00e9 1 Jo\u00e3o 2:15: N\u00e3o amem o mundo nem o que nele h\u00e1. Se algu\u00e9m ama o mundo, o amor do Pai n\u00e3o est\u00e1 nele. Quer saber como …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[2],"tags":[],"yoast_head":"\n
O que \u00e9 mundanismo? \u2013 parte 2 - Miss\u00e3o P\u00f3s-Moderna<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n