<\/a><\/p>\nDepois de ver\u00a0muitos crist\u00e3os\u00a0compartilharem a imagem acima,\u00a0decidi escrever uma reflex\u00e3o sobre ela.<\/p>\n
Acredito que um dos nossos maiores problemas em rela\u00e7\u00e3o a cultos\/reuni\u00f5es\/programa\u00e7\u00e3o \u00e9 n\u00e3o compreender que cada coisa tem seu momento (cf. Ec 3:1-8). De acordo com a Palavra de Deus, h\u00e1 tempo de dobrar os joelhos em ora\u00e7\u00e3o (2Cr 7:3; 29:29; Ed 9:5; Sl 95:6; Ef 3:14), mas tamb\u00e9m h\u00e1 tempo de celebrar e literalmente pular de alegria por causa dos grandiosos atos de Deus em favor da salva\u00e7\u00e3o humana (\u00cax 15:20; 2Sm 6:5, 14, 16, 21; 1Cr 13:8; 15:29; Sl 30:11; 87:7; 149:3; 150:4; para celebra\u00e7\u00e3o no Novo Testamento, veja refer\u00eancias abaixo). H\u00e1 tempo de contri\u00e7\u00e3o e hinos solenes (Sl 22; 51; 88), mas tamb\u00e9m h\u00e1 tempo de extravasar alegria com c\u00e2nticos festivos\u00a0(Sl 146-150). H\u00e1 tempo de ouvir a prega\u00e7\u00e3o da Palavra e ter um estudo profundo da teologia e da doutrina (At 13:15-41; 1Tm 5:17; 2Tm 4:2), mas tamb\u00e9m h\u00e1 tempo de confraternizar, desenvolver relacionamentos e partilhar da refei\u00e7\u00e3o entre irm\u00e3os (At 2:42; 20:6-9; esse aspecto era t\u00e3o destacado na igreja primitiva que \u00e0s vezes resultava em excessos, e os ap\u00f3stolos tiveram que dar instru\u00e7\u00f5es a respeito disso: 1Co 11:18-22; 14:26-31, 40; 2Pe 2:13; Jd 12). <\/p>\n
O fato \u00e9 que, em nossa tentativa de enfatizar uma coisa em detrimento da outra, crendo que uma \u00e9 correta e a outra \u00e9 nociva, geralmente n\u00e3o temos nem uma nem outra: nem alegria e celebra\u00e7\u00e3o (nos padr\u00f5es e com as motiva\u00e7\u00f5es b\u00edblicas, n\u00e3o como mero entretenimento) nem per\u00edodos de fervorosa ora\u00e7\u00e3o e contri\u00e7\u00e3o em comunidade; nem confraterniza\u00e7\u00e3o e relacionamento pessoal nem s\u00f3lido ensino da Palavra e da doutrina.<\/p>\n
Usando a linguagem filos\u00f3fica, a cita\u00e7\u00e3o simplesmente apresenta uma falsa dicotomia (ou falso dilema). Em outras palavras, exige que o leitor\/ouvinte escolha A “ou” B, quando, em realidade, A “e” B est\u00e3o corretos.<\/p>\n
Em vez de nos impressionar com frases de efeito, devemos estudar e seguir o ensino da Palavra de Deus.<\/p>\n
Sobre a mesma imagem, uma amiga comentou:<\/p>\n
At\u00e9 concordo com a frase. O problema \u00e9 o uso que fazem dela. Muitos cultos s\u00e3o mero entretenimento, em que a alegria ali n\u00e3o \u00e9 motivada pelo conhecimento racional da salva\u00e7\u00e3o. \u00c9 isso<\/strong>\u00a0que deve ser combatido, e n\u00e3o ignorar nossa responsabilidade de termos sabedoria de colocar as coisas em seus devidos momentos.<\/p>\nMas, em vez\u00a0de combatermos o verdadeiro erro, o que fazemos? Nossa pr\u00f3pria vers\u00e3o de entretenimento para santos: falamos de mensagens subliminares, perigos do rock, est\u00f3rias cabulosas de correntes de e-mail em que pessoas desafiaram a Deus e foram punidas… Qualquer coisa que entretenha as mentes mais\u00a0\u2018pietistas\u2019, mas que n\u00e3o seja nem B\u00edblia nem evangelho. \u00c9\u00a0muito menos trabalhoso e traz um resultado muito mais r\u00e1pido entreter as pessoas com sensacionalismo e outras carnalidades do que instru\u00ed-las com ensino b\u00edblico s\u00f3lido.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Depois de ver\u00a0muitos crist\u00e3os\u00a0compartilharem a imagem acima,\u00a0decidi escrever uma reflex\u00e3o sobre ela. Acredito que um dos nossos maiores problemas em rela\u00e7\u00e3o a cultos\/reuni\u00f5es\/programa\u00e7\u00e3o \u00e9 n\u00e3o compreender que cada coisa tem seu momento (cf. Ec 3:1-8). De acordo com a Palavra de Deus, h\u00e1 tempo de dobrar os joelhos em ora\u00e7\u00e3o …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[2,4],"tags":[],"yoast_head":"\n
Pular de alegria ou dobrar os joelhos - Miss\u00e3o P\u00f3s-Moderna<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n