<\/a><\/p>\nTradicionalmente, os adventistas, como v\u00e1rios\u00a0outros grupos\u00a0crist\u00e3os,\u00a0n\u00e3o costumam usar joias e certos tipos de adornos.\u00a0Existem\u00a0argumentos a favor e contra essa compreens\u00e3o, e nem sempre \u00e9 f\u00e1cil avaliar a legitimidade de cada argumento. Ainda assim, com base em respeitadas\u00a0fontes que defendem essa posi\u00e7\u00e3o tradicional, \u00e9 poss\u00edvel\u00a0ao menos ter certeza de quais argumentos n\u00e3o<\/strong> devem ser usados.<\/p>\nAtualmente, alguns adventistas t\u00eam usado determinados\u00a0argumentos reconhecidos como ileg\u00edtimos.\u00a0Quero tratar especificamente de quatro passagens b\u00edblicas \u00e0s vezes citadas fora de contexto:<\/p>\n
\nG\u00eanesis 35:2-4;<\/li>\n \u00caxodo 33:3-6;<\/li>\n Lev\u00edtico 19:28;<\/li>\n Isa\u00edas 3:16-18.<\/li>\n<\/ul>\nA fim de compreender melhor o sentido desses textos, vamos consultar\u00a0duas autorizadas\u00a0fontes adventistas. A primeira \u00e9 a B\u00edblia de estudo produzida pela sede mundial da IASD, Andrews Study Bible<\/i> (Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2010). A segunda \u00e9 o estudo adventista mais importante j\u00e1 publicado sobre o assunto, O uso de joias na B\u00edblia<\/i>\u00a0(Tatu\u00ed, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005), escrito pelo Dr.\u00a0\u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez, que durante v\u00e1rios anos foi diretor do Instituto de Pesquisa B\u00edblica da sede mundial da IASD. Al\u00e9m dessas cita\u00e7\u00f5es, leia atentamente cada passagem b\u00edblica, cujo contexto \u00e9 citado propositadamente.<\/p>\n
O meu objetivo n\u00e3o<\/strong> \u00e9 chegar a uma conclus\u00e3o sobre o uso de joias, mas destacar o fato de que n\u00e3o podemos usar argumentos ileg\u00edtimos, ainda que seja para defender ideias\u00a0corretas. Ellen White adverte:<\/p>\n\u00c9 importante que, ao defender as doutrinas que consideramos artigos fundamentais da f\u00e9, nunca<\/strong> nos permitamos o emprego de argumentos que n\u00e3o sejam inteiramente retos<\/strong>. Eles podem fazer calar um advers\u00e1rio, mas n\u00e3o honram a verdade. Devemos apresentar argumentos leg\u00edtimos<\/strong>, que n\u00e3o somente fa\u00e7am silenciar os oponentes, mas que suportem a mais acurada e perscrutadora averigua\u00e7\u00e3o<\/strong>\u00a0(Testemunhos para a igreja<\/i>, v. 5, p. 708).<\/p><\/blockquote>\n G\u00eanesis 35:2-4<\/strong><\/p>\nDeus disse a Jac\u00f3: \u201cSuba a Betel e estabele\u00e7a-se l\u00e1, e fa\u00e7a um altar ao Deus que lhe apareceu quando voc\u00ea fugia do seu irm\u00e3o Esa\u00fa\u201d. Disse, pois, Jac\u00f3 aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: \u201cLivrem-se dos deuses estrangeiros que est\u00e3o entre voc\u00eas, purifiquem-se e troquem de roupa\u201d. […] Ent\u00e3o entregaram a Jac\u00f3 todos os deuses estrangeiros que possu\u00edam e os brincos que usavam nas orelhas, e Jac\u00f3 os enterrou ao p\u00e9 da grande \u00e1rvore, pr\u00f3ximo a Siqu\u00e9m (Gn 35:1-2, 4, NVI).<\/p><\/blockquote>\n
\u201cA purifica\u00e7\u00e3o ritual era parte da resposta da fam\u00edlia de Jac\u00f3 (veja \u00cax 29:4-9; Lv 8:6-13) ao chamado divino\u201d (Andrews Study Bible<\/i>, p. 50).<\/p>\n
\u201cO Antigo Testamento rejeita o uso religioso e m\u00e1gico de joias por parte das pessoas, associando-o diretamente com a idolatria. Quando Jac\u00f3 estava retornando para Betel, o Senhor ordenou que ele e os que o acompanhavam se desfizessem de seus deuses e se consagrassem a Ele (Gn 35:4). Como resposta, entregaram a Jac\u00f3 todos os deuses estrangeiros que tinham em m\u00e3os, e as argolas que lhes pendiam das orelhas. Esses eram obviamente\u00a0eram obviamente ornamentos que traziam algum tipo de significado religioso, possivelmente com impress\u00f5es de \u00edcones sobre eles. A implica\u00e7\u00e3o \u00e9 que esse tipo de joia era incompat\u00edvel com o culto a Jeov\u00e1\u201d (Rodr\u00edguez, O uso de joias na B\u00edblia<\/i>, p. 42).<\/p>\n
\u00caxodo 33:3-6<\/strong><\/p>\n[Contexto: depois do epis\u00f3dio do bezerro de ouro.] Depois ordenou o Senhor a Moi\u00ads\u00e9s: \u201cSaia deste lugar, com o povo que voc\u00ea tirou do Egito, e v\u00e1 para a terra que prometi com juramento a Abra\u00e3o, a Isaque e a Jac\u00f3, dizendo: Eu a darei a seus descendentes. Mandarei \u00e0 sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amor\u00adreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. V\u00e3o para a terra onde h\u00e1 leite e mel com fartura. Mas Eu n\u00e3o irei com voc\u00eas, pois voc\u00eas s\u00e3o um povo obstinado, e Eu poderia destru\u00ed-los no caminho\u201d.<\/p>\n
Quando o povo ouviu essas palavras terr\u00edveis, come\u00e7ou a chorar, e ningu\u00e9m usou enfeite algum. Isso porque o Senhor ordenara que Mois\u00e9s dissesse aos israelitas: \u201cVoc\u00eas s\u00e3o um povo obstinado. Se Eu fosse com voc\u00eas, ainda que por um s\u00f3 momento, Eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e Eu decidirei o que fazer com voc\u00eas\u201d. Por isso, do monte Horebe em diante, os israelitas n\u00e3o usaram mais nenhum enfeite (\u00cax 33:1-6, NVI).<\/p><\/blockquote>\n
\u201c\u2018Tiraram de si\u2019 (ou \u2018n\u00e3o usaram mais\u2019) \u2013 O mesmo termo usado em \u00caxodo 32:2. A aus\u00eancia de enfeites (ou atavios) com frequ\u00eancia \u00e9 sinal de lamento (Ez 26:16-27) ou de puni\u00e7\u00e3o. A fabrica\u00e7\u00e3o do bezerro de ouro estava ligada aos brincos de ouro\u201d (Andrews Study Bible<\/i>, p. 117).<\/p>\n
\u201cOs eruditos t\u00eam tomado a remo\u00e7\u00e3o das joias como sinal de lamento, o que \u00e9 compat\u00edvel com as pr\u00e1ticas do antigo Oriente Pr\u00f3ximo, e como teste de seu arrependimento. Outros argumentam que esse n\u00e3o era sinal de lamento, mas de concord\u00e2ncia com a ordem de Deus a Mois\u00e9s (v. 5). Tamb\u00e9m existe a possibilidade de que o pedido tenha sido baseado no fato de que estivessem usando joias ligadas a deuses estrangeiros. […] \u00c9 realmente dif\u00edcil saber por quanto tempo os israelitas n\u00e3o usaram joias\u201d (Rodr\u00edguez, O uso de joias na B\u00edblia<\/i>, p. 42-43).<\/p>\n
Lev\u00edtico 19:28<\/strong><\/p>\nPelos mortos n\u00e3o ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre v\u00f3s (ARA).<\/span><\/p><\/blockquote>\nMuitos costumam aplicar esse vers\u00edculo \u00e0 tatuagens modernos. Ultimamente, alguns t\u00eam usado o mesmo texto para falar tamb\u00e9m contra o uso de joias (usar brincos seria\u00a0\u201cferir\u201d, ou cortar a carne). Mas a passagem n\u00e3o se refere a nenhum desses\u00a0casos.<\/p>\n
\u201cCortar o cabelo dos lados da cabe\u00e7a, aparar as pontas da barba, cortar-se e fazer tatuagens (v. 27-28) eram pr\u00e1ticas de luto da religi\u00e3o canaanita (Dt 14:1-2; 1Rs 18:28; Jr 48:37)\u201d (Andrews Study Bible<\/i>,\u00a0p. 152).<\/p>\n
Isa\u00edas 3:16-18<\/strong><\/p>\nO Senhor diz: Por causa da arrog\u00e2ncia das mulheres de Si\u00e3o, que caminham de cabe\u00e7a erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares, o Senhor rapar\u00e1 a cabe\u00e7adas mulheres de Si\u00e3o; o Senhor por\u00e1 a descoberto as suas vergonhas. Naquele dia o Senhor arrancar\u00e1 os enfeites delas: as pulseiras, as testeiras e os colares; os pendentes, os braceletes e os v\u00e9us, os enfeites de cabe\u00e7a, as correntinhas de tornozelo, os cintos, os talism\u00e3s e os amu\u00adletos; os an\u00e9is e os enfeites para o nariz; as roupas caras, as capas, as mantilhas, e as bolsas; os espelhos, as roupas de linho, as tiaras e os xales. Em vez de perfume haver\u00e1 mau cheiro, em vez de cintos, corda, em vez de belos penteados, calv\u00edcie, em vez de roupas finas, vestes de lamento, em vez de beleza, cicatrizes. Seus homens cair\u00e3o ao fio da espada; seus guerreiros morrer\u00e3o no combate (Is 3:16-25, NVI).<\/p><\/blockquote>\n
\u201cO ataque de Isa\u00edas contra as joias […] era uma condena\u00e7\u00e3o das joias como s\u00edmbolo religioso [isto \u00e9, pag\u00e3o] e social e como express\u00e3o de orgulho. […] A presen\u00e7a de joias religiosas e m\u00e1gicas na lista de Isa\u00edas 3 indica que o orgulho das \u2018filhas de Si\u00e3o\u2019 n\u00e3o se baseava apenas em sua seguran\u00e7a financeira, beleza ou posi\u00e7\u00e3o social, mas especialmente na seguran\u00e7a psicol\u00f3gica que as pe\u00e7as de joias religiosas e m\u00e1gicas lhes proporcionavam. Foi esse tipo de orgulho que se tornou o principal alvo do discurso prof\u00e9tico. […] Esse tipo de joia se relaciona com a idolatria no Antigo Testamento. […]<\/p>\n
\u201cAs \u2018tornozeleiras\u2019 ou correntinhas para os tornozelos estavam associadas a estatuetas da fertilidade nas culturas vizinhas e expressavam as cren\u00e7as religiosas de quem as usava. Agora se sabe que as \u2018cintas\u2019 designam pendentes num colar, representando o deus sol, e que o termo hebraico pode ser traduzido como \u2018disco do sol\/da estrela\u2019. Os \u2018crescentes\u2019 eram ornamentos em forma de meia-lua (cf. Jz 8:21), representando uma divindade. […] [As \u2018caixinhas de perfume\u2019, ou talism\u00e3s eram] um tipo de amuleto relacionado com o culto aos mortos, o qual poderia proteger seu usu\u00e1rio do mal ou ent\u00e3o ser uma fonte de b\u00ean\u00e7\u00e3os\u201d (Rodr\u00edguez, O uso de joias na B\u00edblia<\/i>, p. 43, 38-39).<\/p>\n
Conclus\u00e3o<\/strong><\/p>\nSegundo as pr\u00f3prias fontes adventistas que argumentam contra o uso de joias, nenhum desses quatro textos b\u00edblicos (Gn 35:2-4;\u00a0\u00cax 33:3-6;\u00a0Lv 19:28;\u00a0Is 3:16-18)\u00a0pode ser usado em defesa dessa compreens\u00e3o.\u00a0Se podemos ou n\u00e3o usar joias, isso deve ser determinado atrav\u00e9s de outros argumentos (o que inclui\u00a0outros textos b\u00edblicos).<\/p>\n
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Tradicionalmente, os adventistas, como v\u00e1rios\u00a0outros grupos\u00a0crist\u00e3os,\u00a0n\u00e3o costumam usar joias e certos tipos de adornos.\u00a0Existem\u00a0argumentos a favor e contra essa compreens\u00e3o, e nem sempre \u00e9 f\u00e1cil avaliar a legitimidade de cada argumento. Ainda assim, com base em respeitadas\u00a0fontes que defendem essa posi\u00e7\u00e3o tradicional, \u00e9 poss\u00edvel\u00a0ao menos ter certeza de quais argumentos …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[2],"tags":[],"yoast_head":"\n
Alguns vers\u00edculos sobre joias - Miss\u00e3o P\u00f3s-Moderna<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n