Colossenses 2:16-17 \u00e9 um dos textos mais usados contra a guarda do s\u00e1bado. Nessa passagem, lemos:<\/p>\n
Ningu\u00e9m, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou s\u00e1bados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; por\u00e9m o corpo \u00e9 de Cristo.<\/p><\/blockquote>\n
Atualmente, a maioria dos estudiosos adventistas acredita que essa passagem se refere ao s\u00e1bado semanal, e n\u00e3o aos s\u00e1bados cerimoniais. Abaixo, est\u00e3o duas cita\u00e7\u00f5es que apresentam a melhor explica\u00e7\u00e3o que j\u00e1 encontrei sobre essa passagem b\u00edblica.<\/p>\n
Algumas passagens de Paulo consideradas como se referindo \u00e0 observ\u00e2ncia do s\u00e1bado se referem, em vez disso, aos sacrif\u00edcios, como Colossenses 2:16. […] Sempre que essas express\u00f5es (\u201cfestas, luas novas, s\u00e1bados\u201d) s\u00e3o usadas juntas no Antigo Testamento, elas se referem aos holocaustos oferecidos nesses dias ([Nm 28\u201329] 1Cr 23:31; 2Cr 2:4; 8:13; 31:3; Is 1:13-14; Ez 45:17; 46:4-11; Nee 10:33; Os 2:11). Neemias 10 \u00e9 especialmente interessante, porque esse cap\u00edtulo fala tanto sobre a guarda do s\u00e1bado (v. 31) como sobre os sacrif\u00edcios sab\u00e1ticos (v. 33), mas apenas no vers\u00edculo 33, que trata dos sacrif\u00edcios, \u00e9 que encontramos a express\u00e3o tr\u00edplice usada em Colossenses. Essa frase se refere aos sacrif\u00edcios semanais, mensais e anuais de N\u00fameros 28 e 29.<\/p>\n
Em N\u00fameros 28:2, lemos: \u201cDa Minha oferta, do Meu manjar para as Minhas ofertas queimadas, do aroma agrad\u00e1vel, tereis cuidado, para Mas trazer a seu tempo determinado\u201d. Ent\u00e3o segue-se uma descri\u00e7\u00e3o dos sacrif\u00edcios di\u00e1rios (v. 3-8), semanais\/sab\u00e1ticos (v. 9-10), mensais\/da lua nova (v. 11-15) e anuais\/das festas (28:16\u201329:38). Essa interpreta\u00e7\u00e3o \u00e9 a \u00fanica que faz sentido \u00e0 luz de Colossenses 2:17, que diz: \u201c[…] porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; por\u00e9m o corpo [em grego, soma] \u00e9 de Cristo\u201d. \u00c9 o servi\u00e7o do santu\u00e1rio que era uma sombra (Hb 8:5).<\/p>\n
O paralelo mais pr\u00f3ximo de Colossenses 2:16-17 \u00e9 Hebreus 10:1-9, que usa muitas das mesmas express\u00f5es: \u201cA Lei traz apenas uma sombra dos benef\u00edcios que h\u00e3o de vir, e n\u00e3o a sua realidade. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrif\u00edcios repetidos ano ap\u00f3s ano, aperfei\u00e7oar os que se aproximam para adorar. […] Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: Sacrif\u00edcio e oferta n\u00e3o quiseste, mas um corpo Me preparaste. […] Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo\u201d. Colossenses 2:16-17, portanto, \u00e9 uma vers\u00e3o resumida do argumento de Hebreus 10. At\u00e9 a \u201ccomida e bebida\u201d de Colossenses 2:16 est\u00e1 relacionada ao servi\u00e7o sacrificial (cf. Hb 9:9-10; Nm 28:24).\u00a0\u2013 Tim Crosby, \u201cThe Apostolic Church and the Ten Commandments (Part 2)\u201d, Ministry<\/i>, abril de 2005, p. 15.<\/p>\n
\u201cSombra das coisas que haviam de vir\u201d (Cl 2:16-17). A frase \u201cdia de festa, ou lua nova, ou s\u00e1bados\u201d \u00e9 uma refer\u00eancia idiom\u00e1tica ou estilizada aos sacrif\u00edcios cerimoniais oferecidos no antigo santu\u00e1rio ou templo israelita. O pano de fundo do Antigo Testamento se encontra em N\u00fameros 28 e 29, em que s\u00e3o mencionados os holocaustos di\u00e1rios, semanais, mensais e anuais. Havia cinco festas anuais que abrangiam sete s\u00e1bados cerimoniais. [V\u00e1rias] passagens do Antigo Testamento usam alguma forma da express\u00e3o \u201cfestas, luas novas, s\u00e1bados\u201d (1Cr 23:29-31; 2Cr 2:4; 8:12-13; 31:3; Ne 10:33; Ez 45:13-17; 46:1-15; Os 2:11; [cf. Ed 3:5; Sl 81:3; Is 1:14]). Cada uma dessas passagens se refere aos holocaustos a serem oferecidos semanal, mensal e anualmente. Em geral, a palavra \u201cfestas\u201d designava somente as tr\u00eas festas de peregrina\u00e7\u00e3o (P\u00e3es Asmos, Pentecostes e Tabern\u00e1culos). […]<\/p>\n
Em Colossenses 2:16 e 17, Paulo ensinou que os sacrif\u00edcios oferecidos semanal, mensal e anualmente eram uma \u201csombra\u201d que apontava para Cristo (cf. Hb 8:5; 10:1) e perderam sua significa\u00e7\u00e3o na cruz. […]<\/p>\n
A \u201ccomida e bebida\u201d diz respeito \u00e0s ofertas de manjares e de bebidas que eram apresentadas a Deus junto com os holocaustos (cf. Nm 28:2, 5, 7, 9, 13-14).\u00a0\u2013 Li\u00e7\u00e3o da Escola Sabatina<\/i>, julho-setembro de 1994, p. 124-125 (28 de agosto).<\/p>\n
Para estudo adicional, veja Edwin Reynolds, \u201c\u2018Let No One Judge You<\/a>\u2019: Col 2:16-17 in Exegetical Perspective\u201d, Journal of the Adventist Theological Society,<\/i> 2009, p. 208-222.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O estudo mais importante j\u00e1 publicado contra o s\u00e1bado e\/ou em defesa do domingo intitula-se Do Shabbath para o Dia do Senhor\u00a0(S\u00e3o Paulo: Cultura Crist\u00e3, 2006). Esse livro, que tem 450 p\u00e1ginas, foi escrito por v\u00e1rios eruditos evang\u00e9licos e organizado por D. A. Carson, um dos mais renomados especialistas em …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[2,7],"tags":[],"yoast_head":"\n
Paulo contra o s\u00e1bado? - Miss\u00e3o P\u00f3s-Moderna<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n