{"id":1499,"date":"2014-04-06T17:15:49","date_gmt":"2014-04-06T20:15:49","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/?p=1499"},"modified":"2018-02-17T23:53:07","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:07","slug":"yeshua-hayehudi-jesus-o-judeu","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2014\/04\/yeshua-hayehudi-jesus-o-judeu\/","title":{"rendered":"Yeshua, Hayehudi (Jesus, o judeu)"},"content":{"rendered":"
Geralmente \u00e9 uma grande surpresa para a maioria dos crist\u00e3os e judeus perceber que Jesus, a figura central da f\u00e9 crist\u00e3, nunca foi crist\u00e3o e nunca pertenceu a uma igreja crist\u00e3. Pelo contr\u00e1rio, durante toda a sua vida, Jesus (cujo nome hebraico era Yeshua) n\u00e3o foi outra coisa sen\u00e3o um judeu. Ele nasceu como judeu e viveu e morreu como tal. Todos os eventos de sua vida, morte e ressurrei\u00e7\u00e3o, narrados nos evangelhos e no primeiro cap\u00edtulo do livro de Atos, ocorreram bem antes do in\u00edcio da igreja institucionalizada e, portanto, dentro do juda\u00edsmo de sua \u00e9poca.<\/p>\n Hoje, o reconhecimento da natureza judaica de Yeshua, sua vida e ensinamentos tem produzido um profundo impacto sobre as perspectivas judaica e crist\u00e3 sobre ele e sobre a mensagem do Novo Testamento. As \u00faltimas d\u00e9cadas t\u00eam visto um n\u00famero crescente de estudos e obras que desafiam as compreens\u00f5es tradicionais crist\u00e3 e judaica sobre o assunto. Surge um movimento crescente, em ambos os lados, que busca revisar os pontos de vista tradicionais, defendendo que nossa compreens\u00e3o sobre Yeshua, sua pessoa e sua mensagem deve ser reformulada. <\/p>\n Um judeu praticante<\/strong><\/p>\n Mesmo atrav\u00e9s de uma pesquisa superficial da vida e da mensagem de Yeshua, percebe-se a profundidade de seu juda\u00edsmo. Nascido de uma m\u00e3e judia, ele era judeu segundo os padr\u00f5es mais ortodoxos. Como qualquer menino judeu, ele foi circuncidado aos oito dias de idade (Lucas 1:21; cf. B\u2019reshit [G\u00eanesis] 17:12). Ele recebeu seu nome em sua cerim\u00f4nia de brit mil\u00e1<\/i> (circuncis\u00e3o), segundo o costume judaico que se mant\u00e9m at\u00e9 hoje. Como filho primog\u00eanito judeu, ele foi levado a Jerusal\u00e9m por seus pais para ser resgatado por meio da cerim\u00f4nia de pidyon-haben<\/i>, \u201ccomo est\u00e1 escrito na Torah<\/i> de Adonai: \u2018Todo primog\u00eanito do sexo masculino deve ser consagrado a Adonai\u2019\u201d (Lucas 2:23; cf. B\u2019midbar [N\u00fameros] 3:12-13, 45-51; 18:16). [1]<\/p>\n No relato da vida de Yeshua, encontramos tamb\u00e9m a mais antiga refer\u00eancia hist\u00f3rica \u00e0 cerim\u00f4nia judaica de Bar Mitzv\u00e1 (a celebra\u00e7\u00e3o da maioridade religiosa de um menino judeu). Aos 12 anos de idade, ele foi a Jerusal\u00e9m para participar da celebra\u00e7\u00e3o religiosa de Pessach<\/i> (\u201cP\u00e1scoa\u201d) como membro adulto da comunidade, e se engajou na discuss\u00e3o sobre a Tor\u00e1 com alguns l\u00edderes religiosos de Jerusal\u00e9m (Lucas 2:41-52). O registro reflete uma pr\u00e1tica muito antiga dessa cerim\u00f4nia porque, embora a idade para Bar Mitzv\u00e1 geralmente seja 13 anos, em algumas comunidades orientais antigas, como a comunidade s\u00edrio-judaica de Alepo e Damasco, se um menino fosse considerado muito religioso e avan\u00e7ado em seus estudos da Tor\u00e1, ele realizava seu Bar Mitzv\u00e1 com a idade de 12 anos em vez de 13.<\/p>\n Como judeu praticante, Yeshua usava tzitzit<\/i> (\u201cborlas\u201d) nos cantos da sua roupa como lembrete de que havia tomado sobre si o dever de honrar a Lei de Deus (veja Mattityahu [Mateus] 9:20; Marcos 27; Lucas 8:44; cf. B\u2019midbar [N\u00fameros] 15:37-41). No dia de Shabbath<\/i> era seu costume ir \u00e0 sinagoga, e ele tomava parte ativa nas cerim\u00f4nias, lendo os rolos b\u00edblicos e apresentando a derash\u00e1 (\u201cserm\u00e3o\u201d, Lucas 4:16-21). Durante as festividades religiosas judaicas, ele costumava ir a Jerusal\u00e9m e participar das celebra\u00e7\u00f5es do Templo. [2]<\/p>\n Um rabino judeu<\/strong><\/p>\n Os evangelhos descrevem seu minist\u00e9rio de tr\u00eas anos e meio como rabino itinerante (Mattityahu [Mateus] 4:23-25\u200b\u200b). Ele foi reconhecido como rabino por seus contempor\u00e2neos: Nicodemos, um importante membro do Sin\u00e9drio (o conselho governante judaico da \u00e9poca), que o chamou para conversar (Yochanan [Jo\u00e3o] 3:2); e da mesma forma muitos dos seus disc\u00edpulos (Yochanan [Jo\u00e3o] 2:38; 11:28, 20:16). Seus ensinamentos eram destinadas a ajudar as pessoas a cumprir a Tor\u00e1 e viver uma vida de dedica\u00e7\u00e3o a Deus e \u00e0 Sua Palavra. No in\u00edcio de seu minist\u00e9rio, ele ensinou: \u201cN\u00e3o pensem que vim abolir a Torah<\/i> ou os Profetas. N\u00e3o vim abolir, mas completar. Sim, \u00e9 verdade! Digo a voc\u00eas: at\u00e9 que os c\u00e9us e a terra passem, nem mesmo um yud<\/i> ou um tra\u00e7o da Torah<\/i> passar\u00e1 […]. Portanto, quem desobedecer \u00e0 menor dessas mitzvot<\/i> e ensinar outras pessoas a agirem da mesma forma ser\u00e1 chamado \u2018menor\u2019 no Reino do C\u00e9u. Mas quem obedecer a elas e ensinar dessa forma ser\u00e1 chamado \u2018maior\u2019 no Reino do C\u00e9u\u201d (Mattityahu [Mateus] 5:17-19).<\/p>\n A maneira de Yeshua orar era judaica, como pode ser visto em sua\u00a0ora\u00e7\u00e3o modelo\u00a0(Mattityahu [Mateus] 6:9-13). As palavras de abertura: \u201cPai nosso que est\u00e1s no c\u00e9u\u201d (em hebraico, Avinu she-ba-shamayim<\/i>), s\u00e3o parte de muitas ora\u00e7\u00f5es judaicas. Outros elementos dessa ora\u00e7\u00e3o t\u00eam muitos paralelos pr\u00f3ximos com duas das principais ora\u00e7\u00f5es judaicas que sobreviveram aos s\u00e9culos: o Kadish e a Amid\u00e1. Assim como no Kaddish e na Amid\u00e1, na ora\u00e7\u00e3o de Yeshua, por exemplo, o nome de Deus \u00e9 santificado e louvado, h\u00e1 um pedido para a vinda do Seu reino e para que Sua vontade seja feita. Na verdade, a mesma forma verbal aparece no in\u00edcio do Kaddish e na ora\u00e7\u00e3o do Pai-nosso: Itqaddash Shemeh\/Shimcha<\/i> (\u201csantificado seja o Seu\/Teu Nome\u201d).<\/p>\n A morte de Yeshua tamb\u00e9m aconteceu dentro do contexto judaico da turbul\u00eancia pol\u00edtica presente na terra de Israel em seus dias. Como um grande n\u00famero de seus irm\u00e3os judeus, ele sofreu a morte violenta por crucifica\u00e7\u00e3o nas m\u00e3os do poder romano ocupante. Sua crescente popularidade entre o povo da terra, sua entrada triunfal em Jerusal\u00e9m, quando as multid\u00f5es de peregrinos judeus o saudaram com os t\u00edtulos messi\u00e2nicos de \u201cFilho de Davi\u201d e \u201cBendito o que vem em nome de Adonai\u201d, e sua atitude severa em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 lideran\u00e7a corrupta do Templo de Jerusal\u00e9m (Mattityahu [Mateus] 21:1-17) selaram a oposi\u00e7\u00e3o daqueles que estavam envolvidos com o poder romano e n\u00e3o tinham nenhuma simpatia por ele. Eles precisavam det\u00ea-lo antes que esse movimento messi\u00e2nico popular sa\u00edsse de controle e se tornasse uma amea\u00e7a \u00e0 situa\u00e7\u00e3o pol\u00edtica (veja Yochanan [Jo\u00e3o] 11:45-56). Assim, ele foi acusado de crime contra a Lex Julia Laesae Majestatis, a lei romana que proibia qualquer pessoa de pretender qualquer t\u00edtulo real ou posi\u00e7\u00e3o dentro do territ\u00f3rio do Imp\u00e9rio Romano. O \u00fanico rei da Judeia, por lei, era Tib\u00e9rio C\u00e9sar. A pena para tal crime era a morte. E assim Yeshua foi crucificado, com a acusa\u00e7\u00e3o de seu crime afixada sobre a sua cruz: \u201cYeshua de Natzeret, o rei dos judeus\u201d.<\/p>\n Um movimento judaico<\/strong><\/p>\n O crescente movimento de reconhecimento messi\u00e2nico de Yeshua foi um importante fen\u00f4meno da f\u00e9 judaica na \u00e9poca. Desde o seu nascimento, judeus muito piedosos e religiosos reconheceram nele o Messias judeu. Para Zechary\u00e1 HaKohen, o nascimento de Yeshua foi o cumprimento das promessas de Deus aos pais e a prova de que Ele havia Se lembrado da Sua santa alian\u00e7a (Lucas 1:68-73). Shimon, o Anci\u00e3o, provavelmente um dos primeiros rabinos que aparecem no tratado de sabedoria judaica Pirkei Avot<\/i> (\u201cDitos dos pais\u201d), orou sobre ele dizendo: \u201c[…] Tua yeshu\u2018ah<\/i> [salva\u00e7\u00e3o\/Jesus], que preparaste na presen\u00e7a de todos os povos \u2013 uma luz que levar\u00e1 para revela\u00e7\u00e3o aos goyim<\/i> e gl\u00f3ria a Teu povo Yisra\u2019el\u201d (Lucas 2:30-32). [3]<\/p>\n Durante sua vida multid\u00f5es de judeus o seguiram (Mattityahu [Mateus] 4:25; 8:1; 9:35-38). Muitos judeus influentes e membros do Sin\u00e9drio o admiravam e alguns eram seus disc\u00edpulos secretamente (Yochanan [Jo\u00e3o] 3:1-21; 7:50-52; 19:38-39). Em sua entrada triunfal em Jerusal\u00e9m, ele foi recebido por multid\u00f5es como profeta e at\u00e9 como o \u201cFilho de Davi\u201d (Mattityahu [Mateus] 21:1-11). Sua pris\u00e3o, julgamento e condena\u00e7\u00e3o precisaram ser realizados \u00e0 noite por medo de que provocassem uma revolta entre o povo, que o admirava e seguia (Mattityahu [Mateus] 26:3-5; Lucas 22:1-6). Nos anos que se seguiram, o n\u00famero de judeus que o reconhecerem como o Messias aumentou mais e mais (Atos 4:4; 5:14; 6:7; 9:35) at\u00e9 que, em meados do primeiro s\u00e9culo da Era Comum havia, apenas na \u00e1rea de Jerusal\u00e9m e arredores, \u201cdezenas de milhares\u201d de judeus que acreditavam em Yeshua como o Messias (Atos 21:17-20). De fato, antes da destrui\u00e7\u00e3o de Jerusal\u00e9m em 70 E.C., esse movimento messi\u00e2nico se tornou o maior grupo religioso dentro do juda\u00edsmo. Seus membros viveram e proclamaram, tanto a judeus como a gentios (Atos 1:8; Romanos 1:17), sua cren\u00e7a em Yeshua como o Messias ressuscitado.<\/p>\n Se Yeshua viveu como judeu e foi t\u00e3o popular entre os judeus, por que esse movimento messi\u00e2nico perdeu a liga\u00e7\u00e3o com suas ra\u00edzes e contexto religiosos? Por que Yeshua, o judeu, tornou-se um estrangeiro para seu pr\u00f3prio povo? A hist\u00f3ria desse desenvolvimento tr\u00e1gico come\u00e7ou no s\u00e9culo II E.C. e \u00e9 muito longa e complexa para ser abordada aqui. No entanto, o que estamos vendo atualmente \u00e9 a volta de Yeshua para casa. E, com ele, ressurge a esperan\u00e7a de que est\u00e1 sendo preparado o caminho para que n\u00f3s tamb\u00e9m, judeus e crist\u00e3os, nos voltemos um para o outro e vivamos como irm\u00e3os de uma f\u00e9 comum no Deus de Israel. [4]<\/p>\n Refer\u00eancias:<\/b><\/p>\n 1. As cita\u00e7\u00f5es do Novo Testamento foram retiradas da B\u00edblia Judaica Completa<\/i> (S\u00e3o Paulo: Editora Vida, 2010).<\/p>\n 2. Sobre a participa\u00e7\u00e3o de Yeshua na Pessach<\/i> (\u201cP\u00e1scoa\u201d), veja Yochanan [Jo\u00e3o] 2:13-35; 6:4-71; 11:55-20:29. Para Sucot<\/i> (\u201cTabern\u00e1culos\u201d), 7:2-8:20. Em 5:1-47, h\u00e1 refer\u00eancia a um festival de peregrina\u00e7\u00e3o religiosa, mas ele n\u00e3o \u00e9 identificado. Em 10:22-42, \u00e9 feita refer\u00eancia a eventos que ocorreram durante Hanuc\u00e1<\/i>, a festa que celebra a \u201cDedica\u00e7\u00e3o\u201d do Templo na \u00e9poca de Judas Macabeu, em 165 A.E.C.<\/p>\n 3. O rabino Shimon, o Anci\u00e3o, era neto do famoso Hillel e pai do grande Gamaliel II. Em Pirkei Avot<\/i> 1:17-18, \u00e9 relatado sobre ele: \u201cShimon, seu filho, disse: \u2018Todos os dias da minha vida fui criado entre os s\u00e1bios e n\u00e3o encontrei nada que fosse melhor para a pessoa que o sil\u00eancio. N\u00e3o \u00e9 o estudo que \u00e9 o principal, e sim a pr\u00e1tica; e todo aquele que fala demais traz [favorece] o pecado\u2019. Rabban Shimon ben Gamliel disse: \u2018O mundo perdura em virtude de tr\u00eas coisas \u2013 justi\u00e7a, verdade e paz, como foi dito: Verdade e julgamento de paz voc\u00ea deve administrar em seus portais (Zechary\u00e1 8:16)\u2019\u201d.<\/p>\n 4. Para saber mais sobre o tema desse artigo, veja Jacques B. Doukhan, Israel and the Church<\/a>: Two Voices for the Same God <\/i>(Peabody, MA: Hendrickson, 2002), p. 1-32. Sobre a posterior separa\u00e7\u00e3o entre judeus e crist\u00e3os, veja idem, p. 33-72. Sobre o di\u00e1logo e a reaproxima\u00e7\u00e3o atual, veja idem, p. 73-99.<\/p>\n Reinaldo W. Siqueira possui doutorado em B\u00edblia Hebraica (Andrews University) e p\u00f3s-doutorado em Estudos Judaicos (Universidade de S\u00e3o Paulo). Ele \u00e9 reitor do Semin\u00e1rio Adventista Latino-Americano de Teologia, professor visitante em v\u00e1rias universidades e coordenador da Beth Bnei Tsion, formada por centros de di\u00e1logo entre judeus e crist\u00e3os na Am\u00e9rica do Sul. Retirado de <\/i>Shabbath Shalom<\/a>, outono de 2003, p. 28-30.<\/i><\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Geralmente \u00e9 uma grande surpresa para a maioria dos crist\u00e3os e judeus perceber que Jesus, a figura central da f\u00e9 crist\u00e3, nunca foi crist\u00e3o e nunca pertenceu a uma igreja crist\u00e3. Pelo contr\u00e1rio, durante toda a sua vida, Jesus (cujo nome hebraico era Yeshua) n\u00e3o foi outra coisa sen\u00e3o um …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[2,7],"tags":[15,20],"yoast_head":"\n<\/a><\/span><\/p>\n