{"id":1405,"date":"2014-02-20T22:04:23","date_gmt":"2014-02-21T01:04:23","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/?p=1405"},"modified":"2018-02-17T23:53:09","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:09","slug":"ellen-white-e-a-igreja-emergente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2014\/02\/ellen-white-e-a-igreja-emergente\/","title":{"rendered":"Ellen White e a \u2018igreja emergente\u2019"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/b><\/p>\n

Nota do site:<\/strong> Este artigo n\u00e3o<\/i><\/strong> \u00e9 uma defesa da \u201cigreja emergente\u201d. A igreja emergente \u00e9 um movimento recente e bastante heterog\u00eaneo formado por crist\u00e3os de diversas denomina\u00e7\u00f5es. Entre seus representantes h\u00e1 pessoas que defendem as mais diversas linhas teol\u00f3gicas \u2013 da mais liberal \u00e0 mais conservadora. O meu objetivo, bem como do autor, \u00e9 apenas analisar o conceito b\u00e1sico de \u2018igreja emergente\u2019, que consiste em romper com alguns aspectos da rigidez do cristianismo tradicional, buscar uma fidelidade maior \u00e0s Escrituras e tornar-se relevante e compreens\u00edvel para a \u00e9poca atual. \u00c9 isso o que os adventistas t\u00eam buscado fazer desde o in\u00edcio de seu movimento, embora existam semelhan\u00e7as e diferen\u00e7as em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 igreja emergente.<\/p>\n

Uma das obras mais importantes desse movimento \u00e9 a de Dan Kimball, A igreja emergente: cristianismo cl\u00e1ssico para as novas gera\u00e7\u00f5es<\/i> (S\u00e3o Paulo: Editora Vida, 2008). Uma interessante an\u00e1lise cr\u00edtica da igreja emergente pode ser encontrada no livro de D. A. Carson, Igreja emergente: o movimento e suas implica\u00e7\u00f5es<\/i> (S\u00e3o Paulo: Vida Nova, 2010). <\/p>\n

Tamb\u00e9m \u00e9 importante notar que eu n\u00e3o partilho de todas as ideias apresentadas pelo autor em outros materiais. Ele segue uma linha conhecida como \u201cadventismo progressista\u201d, mais liberal que a corrente principal da IASD, seguida em suas obras oficiais e representativas.<\/p>\n

\/\/\/<\/p>\n

Ellen White jamais ouviu falar sobre a igreja emergente. Nem Isa\u00edas ou Paulo. Tampouco Jesus enquanto esteve na Terra.<\/p>\n

Ent\u00e3o, em conversas sobre a igreja emergente, como podemos recorrer a escritores inspirados na discuss\u00e3o?<\/p>\n

Essa \u00e9 uma pergunta crucial para a qual irei propor uma resposta simples formada por tr\u00eas partes. Mas, antes disso, quero explorar a possibilidade de, em certo sentido, Ellen White ter sido uma porta-voz de uma \u2018igreja emergente\u2019.<\/p>\n

Ellen White: uma \u2018emergente\u2019\u00a0do s\u00e9culo 19?<\/b><\/p>\n

Sem garantir total precis\u00e3o, eu recomendaria o artigo da Wikipedia<\/i> em ingl\u00eas sobre \u201cigreja emergente\u201d (emerging church<\/i><\/a>). Essa \u00e9 uma boa fonte para come\u00e7ar a entender a complexidade do movimento. Resumindo e fazendo uma extrema simplifica\u00e7\u00e3o, podemos dizer que a igreja emergente \u00e9 uma tentativa do final do s\u00e9culo 20 de romper com alguns aspectos da rigidez do cristianismo tradicional.<\/p>\n

\u00c9 interessante notar que Rob Bell, um porta-voz da igreja emergente, recentemente publicou O amor vence<\/i> (Rio de Janeiro: Sextante, 2012), um livro que defende posi\u00e7\u00f5es semelhantes aos adventistas sobre o inferno e a salva\u00e7\u00e3o de n\u00e3o evangelizados. Alguns evang\u00e9licos t\u00eam criticado o adventismo por sua postura liberal sobre essas doutrinas, e Rob Bell agora est\u00e1 recebendo o mesmo tratamento. Dever\u00edamos ser capazes de reconhec\u00ea-lo pelas boas coisas que ele diz sem nos preocuparmos excessivamente com seus erros.<\/p>\n

Contudo, a direita religiosa norte-americana desenvolveu um forte negativismo que ataca uma extensa lista de \u201cmales\u201d que v\u00e3o de \u201cdisciplinas espirituais\u201d a \u201cigreja emergente\u201d. Algu\u00e9m recentemente me enviou um link do YouTube com uma s\u00e9rie de v\u00eddeos chamados \u201cKnow Your Enemy\u201d (Conhe\u00e7a seu inimigo). Cada parte consistia num ataque a um \u201cinimigo\u201d do cristianismo. Infelizmente, alguns adventistas t\u00eam adotado essa ret\u00f3rica negativa contra a \u201cigreja emergente\u201d, o que torna quase imposs\u00edvel reconhecer os aspectos positivos do livro de Rob Bell.<\/p>\n

Duas cita\u00e7\u00f5es-chave de Ellen White apontam para um rumo mais saud\u00e1vel. A primeira: \u201cO Senhor deseja que Seu povo siga outros m\u00e9todos que n\u00e3o os que levam a condenar o erro, mesmo que a condena\u00e7\u00e3o seja justa. Ele quer que fa\u00e7amos alguma coisa melhor do que atirar contra nossos advers\u00e1rios acusa\u00e7\u00f5es que s\u00f3 servem para afast\u00e1-los mais da verdade. A obra que Cristo veio fazer em nosso mundo n\u00e3o foi erguer barreiras, nem lan\u00e7ar constantemente no rosto do povo o fato de que se achavam em erro\u201d (Testemunhos para a igreja<\/i>, v. 6, p. 121).<\/p>\n

A segunda cita\u00e7\u00e3o vem de uma carta de 1887 escrita a Charles Boyd, que fora enviado em miss\u00e3o \u00e0 \u00c1frica do Sul. Ellen White o advertiu a n\u00e3o enfatizar nossas doutrinas distintivas logo no in\u00edcio, porque elas geralmente seriam uma \u201cenorme barreira entre voc\u00ea e aqueles a quem deseja alcan\u00e7ar\u201d. Em vez disso, ela disse: \u201cFale a respeito de pontos de doutrina sobre as quais voc\u00eas est\u00e3o em harmonia. <\/b>Enfatize a necessidade da espiritualidade pr\u00e1tica. Deixe claro que voc\u00ea \u00e9 crist\u00e3o, que deseja a paz e que ama essas pessoas. Que elas vejam que voc\u00ea \u00e9 consciente. Assim voc\u00ea ganhar\u00e1 a confian\u00e7a deles; e haver\u00e1 tempo suficiente para as doutrinas\u201d (Obreiros evang\u00e9licos<\/i>, p. 119-120).<\/p>\n

O adventismo como uma \u2018<\/b>igreja emergente\u2019<\/b><\/b><\/p>\n

Eu diria que, quando atacamos o conceito b\u00e1sico de \u2018igreja emergente\u2019, estamos negando uma parte essencial de nossa heran\u00e7a e perdendo uma oportunidade extraordin\u00e1ria de divulgar as boas-novas. Nos primeiros anos, o adventismo era claramente uma \u2018igreja emergente\u2019, um movimento contracultural (o termo t\u00e9cnico \u00e9 \u201csect\u00e1rio\u201d). Tais movimentos surgem quando a cultura dominante n\u00e3o mais parece capaz de estimular uma vida espiritual genu\u00edna. Assim, o adventismo era uma \u2018igreja emergente\u2019, buscando se libertar da rigidez ortodoxa.<\/p>\n

Meu colega Greg Dodds, professor de hist\u00f3ria na Walla Walla University, diz em tom de bom-humor que o adventismo inicial era um movimento que reuniu todas as antigas \u2018heresias\u2019: o s\u00e1bado, o sono da alma, a inexist\u00eancia de um inferno eterno, a nega\u00e7\u00e3o da Trindade [como formulada pelos credos tradicionais], uma compreens\u00e3o ainda indefinida sobre a divindade de Cristo e a aus\u00eancia de credos.<\/p>\n

Mas raramente um novo movimento fica estagnado. Isso foi verdade sobre o adventismo, especialmente quanto \u00e0 doutrina da Trindade e da divindade de Cristo. Assim, em 1898, no livro O desejado de todas as na\u00e7\u00f5es<\/i>, Ellen White, embora n\u00e3o tenha usado a palavra \u201cTrindade\u201d, afirmou a plena divindade de Cristo, um elemento-chave da doutrina da Trindade. Ela escreveu: \u201cEm Cristo h\u00e1 vida original, n\u00e3o emprestada, n\u00e3o derivada\u201d (p. 530). Hoje, os adventistas ainda mant\u00eam as convic\u00e7\u00f5es originais sobre a alma e o inferno, mas creem que Deus usou Ellen White para ajud\u00e1-los a ver nas Escrituras a plena divindade de Cristo.<\/p>\n

Jesus, os ap\u00f3stolos e o adventismo inicial<\/b><\/p>\n

Jesus tamb\u00e9m fundou um movimento de \u2018igreja emergente\u2019, que era claramente contracultural. Ao buscar uma abordagem mais centralizada nas pessoas, Jesus menosprezou tradi\u00e7\u00f5es judaicas fundamentais, colocando um novo vinho em odres novos, como Ele disse (veja Mateus 9:17).<\/p>\n

Tipicamente, movimentos sect\u00e1rios s\u00e3o confrontadores, pois desafiam a situa\u00e7\u00e3o estabelecida. Isso sem d\u00favida foi verdade quanto \u00e0 igreja primitiva. Ao lermos o discurso de Est\u00eav\u00e3o em Atos 7, n\u00e3o \u00e9 dif\u00edcil descobrir por que ele foi apedrejado.<\/p>\n

O adventismo tamb\u00e9m era confrontante. A mensagem do segundo anjo: \u201cCaiu a grande Babil\u00f4nia\u201d (Apocalipse 14:8), desempenhou um papel fundamental, especialmente quando ligado a Apocalipse 18:4: \u201cSai dela, povo Meu\u201d.<\/p>\n

Mas, se Jesus \u00e9 levado a s\u00e9rio, como Ellen White fazia, ent\u00e3o um movimento sect\u00e1rio come\u00e7a a refletir melhor os m\u00e9todos de Jesus. O livro O desejado de todas as na\u00e7\u00f5es<\/i>, publicado em 1898, \u00e9 magistral nesse aspecto. O confronto continuou a fazer parte da abordagem, mas agora o tom era dramaticamente diferente. A partir de ent\u00e3o, Ellen White destacava que havia \u201cl\u00e1grimas\u201d na voz de Jesus enquanto emitia Suas \u201cseveras repreens\u00f5es\u201d (O desejado de todas as na\u00e7\u00f5es<\/i>, p. 353).<\/p>\n

Al\u00e9m disso, o m\u00e9todo preferido de Ellen White passou a ser de coopera\u00e7\u00e3o<\/i> em vez de confronta\u00e7\u00e3o<\/i>. J\u00e1 em 1887, na carta que citamos, Ellen White orientava os adventistas a trabalhar com as pessoas em \u201cpontos de doutrina sobre as quais voc\u00eas est\u00e3o em harmonia\u201d.<\/p>\n

Um exemplo surpreendente: O grande conflito<\/i><\/b><\/p>\n

Contudo, \u00e9 prov\u00e1vel que o mais surpreendente seja a maneira como Ellen White seguiu o princ\u00edpio de trabalhar com os outros em pontos de concord\u00e2ncia ao escrever O grande conflito<\/i>, um de seus livros aparentemente mais \u2018confrontadores\u2018. Em realidade, nesse livro, Ellen White enfatizou os pontos em harmonia ao tratar dos reformadores e dos protestantes.<\/p>\n

Assim, Ellen White celebra John Wycliffe como \u201ca estrela da manh\u00e3 da Reforma\u201d e o tradutor da B\u00edblia para o ingl\u00eas (p. 79-96). Mas Wycliffe acreditava na predestina\u00e7\u00e3o e n\u00e3o aceitava de maneira alguma a separa\u00e7\u00e3o entre igreja e Estado, pontos dos quais Ellen White diferia bruscamente dele. Mas ela n\u00e3o menciona essas distra\u00e7\u00f5es. Ela focaliza os pontos com os quais concordava.<\/p>\n

Da mesma forma, ela enaltece Martinho Lutero por seu ensino sobre a justifica\u00e7\u00e3o pela f\u00e9, sua den\u00fancia dos abusos da igreja e seu trabalho de tradu\u00e7\u00e3o da B\u00edblia para o idioma do povo (p. 120-170). Ela n\u00e3o fala nada sobre a cren\u00e7a de Lutero na predestina\u00e7\u00e3o, sua brutal repress\u00e3o da Revolta dos Camponeses nem de seu agressivo antissemitismo. Ela focalizou os pontos com os quais concordava.<\/p>\n

Como \u00faltimo exemplo, no cap\u00edtulo sobre a Revolu\u00e7\u00e3o Francesa (p. 211-236), Ellen White descreve o trabalho de v\u00e1rios reformadores, sendo Jo\u00e3o Calvino o mais not\u00e1vel. Ela fala enfaticamente de seus esfor\u00e7os para estabelecer os princ\u00edpios do protestantismo, mas n\u00e3o menciona sua cren\u00e7a na predestina\u00e7\u00e3o nem sua ditadura em G\u00eanova (1541-1564), quando 58 dissidentes foram mortos e 76 foram banidos. Ellen White enxergou o lado positivo, focalizando os pontos com os quais concordava.<\/p>\n

Em poucas palavras, Ellen White foi de fato uma defensora do conceito b\u00e1sico de uma \u2018igreja emergente\u2019. Ela n\u00e3o sentia qualquer obriga\u00e7\u00e3o de atacar ou mesmo mencionar pontos de discord\u00e2ncia desnecessariamente. Ela simplesmente praticava o que ensinava: \u201cO Senhor deseja que Seu povo siga outros m\u00e9todos que n\u00e3o os que levam a condenar o erro, mesmo que a condena\u00e7\u00e3o seja justa\u201d (Testemunhos para a igreja<\/i>, v. 6, p. 121).<\/p>\n

Textos antigos, quest\u00f5es atuais<\/b><\/p>\n

Ent\u00e3o, como podemos usar escritores inspirados ao tratar de quest\u00f5es como a igreja emergente? Sugiro tr\u00eas passos:<\/p>\n

Primeiro, olhe para Jesus, buscando em Sua vida e ensinos os princ\u00edpios que podem ser aplicados a outros textos b\u00edblicos e em nossa \u00e9poca.<\/p>\n

Segundo, ilustramos esses princ\u00edpios com as aplica\u00e7\u00f5es que encontramos na B\u00edblia.<\/p>\n

Terceiro, comparamos as aplica\u00e7\u00f5es b\u00edblicas com as situa\u00e7\u00f5es e circunst\u00e2ncias atuais.<\/p>\n

Com essa abordagem, poderemos n\u00e3o encontrar um texto espec\u00edfico para cada quest\u00e3o que estamos discutindo. E isso \u00e9 preocupante, e mesmo inaceit\u00e1vel, para aqueles que desejam somente aplica\u00e7\u00f5es claras. Mas se persistimos em achar um texto espec\u00edfico para cada quest\u00e3o, o resultado pode ser altamente seletivo. A B\u00edblia, por exemplo, n\u00e3o diz nada contra tabaco ou drogas \u2013 ent\u00e3o, a l\u00f3gica seria: \u201cN\u00e3o podemos dizer nada contra essas coisas\u201d.<\/p>\n

Lembro-me de uma conversa com um membro da igreja que discordava do meu apoio a mulheres no minist\u00e9rio pastoral porque Paulo \u2013 pelo menos \u00e0 primeira vista \u2013 \u00a0afirmou que mulheres n\u00e3o deveriam ensinar nem ter autoridade sobre os homens (1 Tim\u00f3teo 2:12). No restante da conversa, a pessoa acabou argumentando em favor da escravid\u00e3o, da poligamia e da vingan\u00e7a de sangue \u2013 com \u201ctextos-prova\u201d para tudo…<\/p>\n

Mas, se levarmos a s\u00e9rio Jesus \u2013 e o pecado \u2013, podemos entender por que nem sempre encontramos bons \u201ctextos-prova\u201d para tudo o que queremos e por que alguns \u201ctextos-prova\u201d que encontramos n\u00e3o devem absolutamente ser usados hoje.<\/p>\n

Vamos come\u00e7ar com o princ\u00edpio mais simples enunciado por Jesus: \u201cEm tudo, fa\u00e7am aos outros o que voc\u00eas querem que eles lhes fa\u00e7am; pois esta \u00e9 a Lei e os Profetas\u201d (Mateus 7:12, NVI).<\/p>\n

Isso \u00e9 simples, mas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil. Sendo que o pecado produziu um impacto t\u00e3o devastador na humanidade, precisamos constantemente refletir sobre como adaptar a mensagem de Deus a pessoas espec\u00edficas em situa\u00e7\u00f5es espec\u00edficas. Quando n\u00f3s as tratamos como gostar\u00edamos de ser tratados se estiv\u00e9ssemos no lugar delas, precisamos seguir o exemplo de Paulo em ser \u201ctudo para com todos\u201d, para \u201csalvar alguns\u201d (1 Cor\u00edntios 9:22, NVI).<\/p>\n

Perigos da \u2018<\/b>adapta\u00e7\u00e3o\u2019
\n<\/b><\/p>\n

Mas essa \u2018adapta\u00e7\u00e3o\u2019 \u00e9 profundamente perturbadora para alguns, inclusive para muitos crist\u00e3os evang\u00e9licos. Por exemplo, quando eu estava procurando uma editora para o meu livro Who\u2019s Afraid of the Old Testament God?<\/i> [Quem tem medo do Deus do Antigo Testamento?] (Paternoster Press, 1988; Pacesetters, 2003), um professor da Universidade de Edimburgo (Esc\u00f3cia) notou que a editora evang\u00e9lica InterVarsity jamais iria considerar o meu livro, porque eu havia enfatizado demais a \u2018acomoda\u00e7\u00e3o\u2019 (ou adapta\u00e7\u00e3o) divina.<\/p>\n

Embora Ellen White n\u00e3o tenha escrito diretamente muito sobre a \u2018acomoda\u00e7\u00e3o\u2019 divina, em 1890 ela comentou sobre o \u201cvingador de sangue\u201d, que exigia ao \u201cparente chegado\u201d redimir a honra da fam\u00edlia ao seguir o matador. As cidades de ref\u00fagio foram estabelecidas como casas a meio caminho, atenuando alguns dos aspectos mais horrendos do costume (veja N\u00fameros 35:9-34). Ellen White chamou esse plano \u201cmisericordiosa disposi\u00e7\u00e3o\u201d que iria \u201cgarantir a seguran\u00e7a dos que, acidentalmente, tirassem a vida\u201d. Mas as palavras seguintes s\u00e3o reveladoras: \u201cO Senhor n\u00e3o achou conveniente abolir esse costume naquela ocasi\u00e3o\u201d (Patriarcas e profetas<\/i>, p. 515).<\/p>\n

Ellen White n\u00e3o explica por que o Senhor n\u00e3o podia abolir imediatamente esse costume terr\u00edvel. Mas, se Deus tem o objetivo de ser \u201ctudo para com todos\u201d, a mudan\u00e7a n\u00e3o poderia vir imediatamente. Ele precisava vencer; Ele precisava convencer. N\u00e3o podia simplesmente impor Seu poder.<\/p>\n

A magn\u00edfica explica\u00e7\u00e3o de Ellen White desse princ\u00edpio se baseia em sua pr\u00f3pria experi\u00eancia com a reforma de sa\u00fade. Ela argumentou: \u201cN\u00e3o devemos ir mais depressa do que nos possam acompanhar aqueles cuja consci\u00eancia e intelecto est\u00e3o convencidos das verdades que defendemos. Devemos ir ao encontro do povo onde ele est\u00e1<\/em>\u201d (Testemunhos para a igreja<\/i>, v. 3, p. 20).<\/p>\n

Ela continua dizendo que alguns levaram \u201cmuitos anos\u201d para chegar a uma compreens\u00e3o madura sobre a mensagem de sa\u00fade: \u201cSe conced\u00eassemos ao povo tanto tempo quanto n\u00f3s levamos para chegar ao atual estado avan\u00e7ado na reforma, ser\u00edamos muito pacientes com eles, e permitir\u00edamos que avan\u00e7assem passo a passo, como fizemos n\u00f3s,\u00a0at\u00e9 que seus p\u00e9s estivessem firmemente estabelecidos na plataforma da reforma de sa\u00fade. Devemos, por\u00e9m, ser muito cautelosos para n\u00e3o avan\u00e7ar muito depressa, para que n\u00e3o sejamos obrigados a voltar atr\u00e1s. Em mat\u00e9ria de reformas, \u00e9 melhor ficar um passo aqu\u00e9m da meta do que avan\u00e7ar um passo al\u00e9m. E se houver algum erro, seja do lado mais favor\u00e1vel ao povo<\/em>\u201d (Ibid., p. 20-21).<\/p>\n

A igreja emergente est\u00e1 buscando realizar uma tarefa necess\u00e1ria, mas os resultados sempre ser\u00e3o inst\u00e1veis e parciais. Isso \u00e9 inevit\u00e1vel quando o Esp\u00edrito Santo guia os filhos de Deus a desbravar nossos territ\u00f3rios. Mas n\u00e3o precisamos sempre atac\u00e1-la por seus erros. Em vez disso, devemos nos alegrar com ela nos pontos com os quais podemos concordar. \u00c9 isso o que aprendemos com Ellen White, a not\u00e1vel porta-voz de uma \u2018igreja emergente\u2019\u00a0do s\u00e9culo 19.<\/p>\n

Alden Thompson, Ph.D., \u00e9 professor de teologia na Walla Walla University.<\/i><\/p>\n

Fonte: Adventist Today<\/i>, ver\u00e3o de 2011, p. 20-21, 29.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Nota do site: Este artigo n\u00e3o \u00e9 uma defesa da \u201cigreja emergente\u201d. A igreja emergente \u00e9 um movimento recente e bastante heterog\u00eaneo formado por crist\u00e3os de diversas denomina\u00e7\u00f5es. Entre seus representantes h\u00e1 pessoas que defendem as mais diversas linhas teol\u00f3gicas \u2013 da mais liberal \u00e0 mais conservadora. 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