{"id":140,"date":"2013-04-21T00:00:00","date_gmt":"1970-01-01T00:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/2013\/04\/apocalipse-121\/"},"modified":"2018-02-17T23:53:14","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:14","slug":"apocalipse-121","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2013\/04\/apocalipse-121\/","title":{"rendered":"Apocalipse 12:1"},"content":{"rendered":"
Apareceu no c\u00e9u um sinal extraordin\u00e1rio: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus p\u00e9s e uma coroa de doze estrelas sobre a cabe\u00e7a (Ap 12:1).<\/p><\/blockquote>\n Um sinal extraordin\u00e1rio<\/strong><\/p>\n Essa \u00e9 a primeira vez que a palavra \u201csinal\u201d aparece no Apocalipse. A palavra indica uma cena visual impressionante (Ap 12:3; 15:1), mas tamb\u00e9m se refere aos milagres demon\u00edacos do fim dos tempos (Ap 13:13-14; 16:14; 19:20 ). No Novo Testamento, \u201csinais\u201d tamb\u00e9m podem ser press\u00e1gios dos \u00faltimos dias (Lc 21:11, 25; At 2:19). Portanto, o autor do Apocalipse pode estar usando a palavra para indicar que a segunda metade do livro ir\u00e1 focalizar os \u00faltimos dias da hist\u00f3ria da Terra.<\/p>\n Apareceu no c\u00e9u<\/strong><\/p>\n \u201cApareceu\u201d traduz um verbo que est\u00e1 na forma passiva: \u201cfoi visto\u201d (em grego, \u00f4phth\u00ea<\/i>). Essa palavra \u00e9 usada apenas tr\u00eas vezes no livro, todas elas em um trecho de apenas quatro vers\u00edculos (Ap 11:19-12:3). O surpreendente \u00e9 que, em geral, as vis\u00f5es do Apocalipse s\u00e3o introduzidas com as palavras \u201ce eu vi\u201d (kai eidon<\/i>, um aoristo ativo). Portanto, a express\u00e3o \u201cfoi visto\u201d se destacaria para o leitor do texto original em grego.<\/p>\n Essa observa\u00e7\u00e3o indica duas coisas. 1) Apocalipse 12 est\u00e1 intimamente ligado a 11:19, que funciona como uma \u201cintrodu\u00e7\u00e3o do santu\u00e1rio\u201d para a vis\u00e3o dos cap\u00edtulos 12-14. 2) Apocalipse 12 provavelmente seja um ponto de virada do livro como um todo. Nos primeiros onze cap\u00edtulos do livro, o foco est\u00e1 no movimento de toda a hist\u00f3ria do cristianismo. Mas, na segunda metade do livro (cap\u00edtulos 12-22), a \u00eanfase est\u00e1 nos eventos finais da hist\u00f3ria da Terra, at\u00e9 depois do retorno de Jesus.<\/p>\n Uma mulher vestida do sol<\/strong><\/p>\n Sempre que um novo personagem aparece no Apocalipse (neste caso, a mulher), o autor gasta tempo em fazer uma descri\u00e7\u00e3o visual dele. Al\u00e9m disso, apresenta um pouco do passado do personagem antes de descrever a rela\u00e7\u00e3o dos atos dele com a vis\u00e3o do cap\u00edtulo. Apocalipse 12:1-5 apresenta tr\u00eas novos personagens: a mulher, o drag\u00e3o e o filho homem. A apresenta\u00e7\u00e3o da mulher ocorre em Apocalipse 12:1-2. As a\u00e7\u00f5es dela em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 vis\u00e3o de Apocalipse 12 ocorrem nos vers\u00edculos 5-16.<\/p>\n Nesse texto, a mulher vestida do sol, da lua e das estrelas representa a continuidade do povo de Deus, come\u00e7ando com o Israel do Antigo Testamento e indo at\u00e9 o fim dos tempos. No Antigo Testamento, essas imagens s\u00e3o encontradas no sonho de Jos\u00e9 (Gn 37:9), no qual as estrelas se inclinavam para ele. Os s\u00edmbolos tamb\u00e9m est\u00e3o presentes na descri\u00e7\u00e3o da noiva de Salom\u00e3o:<\/p>\n Quem \u00e9 essa que aparece como o alvorecer, bela como a lua, brilhante como o sol, admir\u00e1vel como um ex\u00e9rcito e suas bandeiras? (Ct 6:10).<\/p><\/blockquote>\n Pessoas apaixonadas muitas vezes fazem compara\u00e7\u00f5es exageradas como essa!<\/p>\n Essa linguagem rom\u00e2ntica \u00e9 usada para descrever o relacionamento de Deus com Israel:<\/p>\n Pois o seu Criador \u00e9 o seu marido, o Senhor dos Ex\u00e9rcitos \u00e9 o Seu nome, o Santo de Israel \u00e9 seu Redentor; Ele \u00e9 chamado o Deus de toda a Terra. O Senhor chamar\u00e1 voc\u00ea de volta como se voc\u00ea fosse uma mulher abandonada e aflita de esp\u00edrito, uma mulher que se casou nova apenas para ser rejeitada, diz o seu Deus (Is 54:5-6; veja tamb\u00e9m Ez 16:8; Os 2:14-20; 1Co 11:2; Ef 5:25-32; Ap 19:7-8).<\/p><\/blockquote>\n Quando Israel era fiel, era usada a linguagem de um casamento feliz e bem-sucedido. Quando Israel era infiel, era usada a linguagem de adult\u00e9rio, div\u00f3rcio e prostitui\u00e7\u00e3o (Ez 16; 23; Os 2:1-13; Jr 3:6-10; Ap 17:1-5).<\/p>\n Assim, a mulher representa todo o povo de Deus (as 12 estrelas remetem \u00e0s 12 tribos de Israel e aos 12 ap\u00f3stolos). Apocalipse 12 retrata uma continuidade entre o povo de Deus do Antigo Testamento e a igreja crist\u00e3. Embora Apocalipse 12-22 se concentre principalmente nos eventos finais da hist\u00f3ria da Terra, \u00e9 dado o contexto mais amplo: uma breve hist\u00f3ria do povo de Deus desde a \u00e9poca do Antigo Testamento at\u00e9 o fim dos tempos.<\/p>\n Sete personagens no conflito<\/strong><\/p>\n A mulher \u00e9 a primeira das sete figuras marcantes de Apocalipse 12-14. As sete figuras s\u00e3o: a mulher, que representa o povo de Deus, tanto o Israel do Antigo Testamento como a igreja (Ap 12); tr\u00eas figuras representam Satan\u00e1s: o drag\u00e3o (Ap 12), a besta do mar e a besta da terra (Ap 13); e tr\u00eas figuras se referem a Cristo: Miguel (Ap 12), o Cordeiro (Ap 13) e o Filho do Homem (Ap 14). O conte\u00fado dessa se\u00e7\u00e3o \u00e9 desenvolvido por sete figuras simb\u00f3licas.<\/p>\n Essa se\u00e7\u00e3o do livro deixa claro que a batalha entre o bem e o mal que se desenrola na Terra envolve uma luta c\u00f3smica que come\u00e7ou muito antes do nascimento de Cristo (Ap 12:3-5). Em outras palavras, o que acontece com a mulher (o povo de Deus) \u00e9 determinado pelo que acontece na guerra c\u00f3smica entre Cristo e Satan\u00e1s. Essa guerra alcan\u00e7ou a Terra, e o Apocalipse remove a cortina para que possamos compreender essa batalha c\u00f3smica. Quando algu\u00e9m luta contra o mal em sua pr\u00f3pria vida, est\u00e1 enfrentando as consequ\u00eancias de um conflito muito maior.<\/p>\n Jon Paulien, Ph.D., \u00e9\u00a0diretor da Faculdade de Teologia da Universidade de Loma Linda (EUA). Retirado da sua\u00a0p\u00e1gina<\/a>\u00a0no Facebook.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Apareceu no c\u00e9u um sinal extraordin\u00e1rio: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus p\u00e9s e uma coroa de doze estrelas sobre a cabe\u00e7a (Ap 12:1). Um sinal extraordin\u00e1rio Essa \u00e9 a primeira vez que a palavra \u201csinal\u201d aparece no Apocalipse. A palavra indica uma cena visual …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[2,7],"tags":[8,17],"yoast_head":"\n<\/a><\/p>\n
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