{"id":1388,"date":"2014-02-25T21:45:03","date_gmt":"2014-02-26T00:45:03","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/?p=1388"},"modified":"2018-02-17T23:53:08","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:08","slug":"o-que-e-ecumenismo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2014\/02\/o-que-e-ecumenismo\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 ecumenismo?"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

Quando o assunto \u00e9 profecias, a palavra \u201cecumenismo\u201d sempre vem \u00e0 mente dos adventistas. Mas essa palavra, tal como usada por cat\u00f3licos e protestantes, tem um sentido mais amplo e complexo do que geralmente supomos. O termo vem do grego \u03bf\u1f30\u03ba\u03bf\u03c5\u03bc\u03ad\u03bd\u03b7<\/i> (oikoum\u00e9ne<\/i>), que significa \u201ctoda a terra habitada\u201d.\u00a0O sentido b\u00e1sico de \u201cecumenismo\u201d \u00e9 \u201cdi\u00e1logo entre as Igrejas crist\u00e3s\u201d, \u201catitude de abertura para o di\u00e1logo, para o conhecimento das diversas tradi\u00e7\u00f5es crist\u00e3s e o reconhecimento da legitimidade destas\u201d. Quando a palavra aparece em not\u00edcias, geralmente tem esse significado. O sentido secund\u00e1rio, derivado, se refere \u00e0s \u201cdiversas formas [concretas] encontradas pelos crist\u00e3os e pelas Igrejas para levar adiante a busca da unidade crist\u00e3\u201d (Wagner Lopes Sanchez, Pluralismo religioso: as religi\u00f5es no mundo atual<\/i> [S\u00e3o Paulo: Paulinas, 2010], p. 80, 82-83).<\/p>\n

Contudo, mesmo a palavra \u201cunidade\u201d tem um sentido bastante amplo. Aparentemente, nenhum grupo religioso empenhado no ecumenismo espera uma completa unidade institucional de todas as igrejas crist\u00e3s. Por exemplo, o Conselho Mundial de Igrejas, fundado em 1948, descreve a si mesmo como uma \u201ccomunidade de igrejas\u201d. Portanto, o \u201cConselho n\u00e3o \u00e9 em si mesmo uma igreja e […] n\u00e3o deve chegar nunca a ser uma \u2018super-igreja\u2019\u201d (ibid., p. 86). (Talvez este seria t\u00f3pico para outro texto, mas \u00e9 importante lembrar que a teologia adventista n\u00e3o<\/strong><\/i> ensina que todas as denomina\u00e7\u00f5es crist\u00e3s ir\u00e3o se unir em n\u00edvel organizacional, institucional.) <\/p>\n

A posi\u00e7\u00e3o cat\u00f3lica sobre ecumenismo \u00e9 formada por \u201cambiguidades\u201d. Por um lado, o Conc\u00edlio Vaticano II (1962-1965) \u201creconhece a import\u00e2ncia do movimento ecum\u00eanico como um conjunto de iniciativas que visam a aproximar as Igrejas crist\u00e3s\u201d. A Igreja Cat\u00f3lica \u201creconhece a exist\u00eancia de muitos elementos de salva\u00e7\u00e3o fora de suas fronteiras\u201d. Por outro lado, ela possui princ\u00edpios bastante inflex\u00edveis sobre sua \u201catua\u00e7\u00e3o no movimento ecum\u00eanico ao lado das outras Igrejas\u201d. Segundo ela, \u201cas outras Igrejas n\u00e3o disp\u00f5em da unidade que foi dada por Jesus Cristo \u00e0 Igreja cat\u00f3lica romana\u201d, e \u201cunidade com a Igreja cat\u00f3lica romana sup\u00f5e a aceita\u00e7\u00e3o e a rela\u00e7\u00e3o com os bispos considerados como sucessores dos ap\u00f3stolos, tendo \u00e0 frente o papa\u201d. Assim, para a Igreja Cat\u00f3lica, a \u201cunidade do cristianismo ter\u00e1 de, necessariamente, adaptar-se ao modelo eclesial desta\u201d. \u201cPara as demais Igrejas crist\u00e3s que n\u00e3o reconhecem a autoridade do bispo de Roma, esses elementos dificultam o di\u00e1logo ecum\u00eanico, j\u00e1 que colocam um pressuposto que \u00e9 pr\u00f3prio da tradi\u00e7\u00e3o cat\u00f3lica romana: a exist\u00eancia do minist\u00e9rio episcopal e do papa como articuladores da unidade da Igreja cat\u00f3lica romana\u201d (ibid, p. 89, 98, 91-93).<\/p>\n

Antes do Conc\u00edlio Vaticano II, a Igreja Cat\u00f3lica defendia que o \u201ccaminho a ser percorrido [para a unidade das Igrejas] era o do retorno das demais Igrejas \u00e0 comunh\u00e3o com Roma\u201d. A grande ambiguidade \u00e9 vista no fato de que hoje, embora \u201ca teologia oficial da Igreja cat\u00f3lica romana n\u00e3o fale mais em retorno, a vis\u00e3o que ela tem de unidade \u00e9 uma vis\u00e3o constru\u00edda a partir de sua eclesiologia vista como modelo fundante da Igreja\u201d (ibid., p. 96-98).<\/p>\n

Posi\u00e7\u00e3o adventista sobre a \u201cigreja de Jesus Cristo\u201d<\/strong><\/p>\n

Aqui \u00e9 interessante notar que a compreens\u00e3o adventista sobre a \u201cigreja de Jesus Cristo\u201d pode ser considerada menos exclusivista, mais \u2018liberal\u2019 e (por assim dizer)\u00a0mais \u2018ecum\u00eanica\u2019 que a das denomina\u00e7\u00f5es crist\u00e3s em geral. J\u00e1 em 1926, a Associa\u00e7\u00e3o Geral da IASD votou a seguinte declara\u00e7\u00e3o, que permanece at\u00e9 hoje: \u201cPara evitar equ\u00edvocos ou conflitos em nossos relacionamentos com outras igrejas crist\u00e3s e organiza\u00e7\u00f5es religiosas, estas diretrizes foram estabelecidas: (1) Reconhecemos essas ag\u00eancias que exaltam o nome de Jesus perante a humanidade como parte do plano divino para a evangeliza\u00e7\u00e3o do mundo, e sentimos grande estima por homens e mulheres crist\u00e3os em outras comunh\u00f5es [ou denomina\u00e7\u00f5es] que se encontram engajados em ganhar almas para Cristo\u201d (\u201cRelationships with Other Christian Churches and Religious Organizations\u201d, em Working Policy of the General Conference of Seventh-day Adventists 2006-2007<\/i> [Hagerstown: Review and Herald, 2006], p. 482).<\/p>\n

\u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez, ex-diretor do Instituto de Pesquisa B\u00edblica da Associa\u00e7\u00e3o Geral, explica: \u201cPossivelmente um dos questionamentos mais cr\u00edticos enfrentados por qualquer eclesiologia [compreens\u00e3o sobre a igreja] \u00e9 o seguinte: onde reside a plenitude da igreja de Cristo? Os crist\u00e3os j\u00e1 deram v\u00e1rias respostas a essa importante pergunta. Os cat\u00f3licos em geral defendem que a plenitude da igreja se encontra na Igreja Cat\u00f3lica Romana, em particular na comunh\u00e3o m\u00fatua do papa e dos bispos. As igrejas ortodoxas orientais insistem que a verdadeira ortodoxia foi preservada por eles e, por isso, s\u00e3o a igreja verdadeira, a express\u00e3o da plenitude da igreja de Cristo. Os protestantes costumam acreditar que a plenitude da igreja se encontra localizada em diferentes comunidades crist\u00e3s nas quais o evangelho e os sacramentos s\u00e3o compreendidos e proclamados de forma clara. [Embora raramente se note, essas compreens\u00f5es cont\u00eam forte tend\u00eancia exclusivista.] […]<\/p>\n

\u201cOs adventistas diferem dessas opini\u00f5es eclesiol\u00f3gicas, afirmando que a plenitude da igreja de Cristo n\u00e3o reside em nenhuma organiza\u00e7\u00e3o eclesi\u00e1stica espec\u00edfica<\/i>. N\u00e3o se trata da nega\u00e7\u00e3o do valor da organiza\u00e7\u00e3o eclesi\u00e1stica, mas da afirma\u00e7\u00e3o de que a igreja n\u00e3o \u00e9, por defini\u00e7\u00e3o, uma estrutura hier\u00e1rquica. […] [A igreja de Cristo] \u2018\u00e9 composta por todos os que verdadeiramente creem em Cristo\u2019. […] Esse entendimento de igreja n\u00e3o exclui a utilidade de estruturas organizacionais, mas descreve a igreja como muito mais do que um fen\u00f4meno institucional. Consiste fundamentalmente de uma comunidade de crentes. […] Essa defini\u00e7\u00e3o consiste numa rejei\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica do denominacionalismo, j\u00e1 que a igreja em si \u00e9 descrita como uma entidade que transcende fronteiras denominacionais. A \u2018igreja universal\u2019 n\u00e3o \u00e9 personificada em nenhuma organiza\u00e7\u00e3o crist\u00e3 espec\u00edfica, mas se encontra espalhada pelo mundo crist\u00e3o. […]<\/p>\n

\u201cA igreja de Cristo \u00e9 mais ampla do que sua express\u00e3o por meio do remanescente [ou seja, a IASD]. […] A igreja se encontra espalhada pelo mundo religioso e n\u00e3o pode ser identificada com nenhuma organiza\u00e7\u00e3o eclesi\u00e1stica em espec\u00edfico\u201d. Portanto, \u00e9 apenas na segunda vinda de Cristo que \u201ca uni\u00e3o da igreja alcan\u00e7ar\u00e1 sua mais profunda manifesta\u00e7\u00e3o\u201d (\u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez, \u201cO remanescente do tempo do fim e a igreja crist\u00e3\u201d, em Teologia do remanescente: uma perspectiva eclesiol\u00f3gica adventista<\/i>, org. \u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez [Tatu\u00ed, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012], p. 211-212, 217, grifo no original).<\/p>\n

Leia tamb\u00e9m:\u00a0\u201cOnde est\u00e1 a igreja de Cristo?<\/a>\u201d;\u00a0\u201cEcumenismo versus exclusivismo<\/a>\u201d e\u00a0\u201cOs tr\u00eas filhos de Abra\u00e3o<\/a>\u201d.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Quando o assunto \u00e9 profecias, a palavra \u201cecumenismo\u201d sempre vem \u00e0 mente dos adventistas. Mas essa palavra, tal como usada por cat\u00f3licos e protestantes, tem um sentido mais amplo e complexo do que geralmente supomos. 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