{"id":134,"date":"2013-02-12T01:00:00","date_gmt":"2013-02-12T03:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/2013\/02\/galatas-sem-misterio-parte-1\/"},"modified":"2018-02-17T23:53:17","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:17","slug":"galatas-sem-misterio-parte-1","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2013\/02\/galatas-sem-misterio-parte-1\/","title":{"rendered":"G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte 1"},"content":{"rendered":"
O ap\u00f3stolo Pedro j\u00e1 dizia que as cartas de Paulo \u201ccont\u00eam algumas coisas dif\u00edceis de entender\u201d (2Pe 3:16). Ele poderia ter acrescentado que a Ep\u00edstola de Paulo aos G\u00e1latas cont\u00e9m\u00a0muitas\u00a0<\/strong><\/em>coisas dif\u00edceis de entender. Confira uma pequena amostra de declara\u00e7\u00f5es intrigantes dessa carta:<\/p>\n J\u00e1 os que se apoiam na pr\u00e1tica da Lei est\u00e3o debaixo de maldi\u00e7\u00e3o (3:10). Cristo nos redimiu da maldi\u00e7\u00e3o da Lei quando Se tornou maldi\u00e7\u00e3o em nosso lugar (3:13).<\/p>\n A Lei foi o nosso tutor at\u00e9 Cristo, para que f\u00f4ssemos justificados pela f\u00e9. Agora, por\u00e9m, tendo chegado a f\u00e9, j\u00e1 n\u00e3o estamos mais sob o controle do tutor (3:24-25).<\/p>\n Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, […] a fim de redimir os que estavam sob a Lei (4:4-5).<\/p><\/blockquote>\n Em outra carta, tratando do mesmo assunto, Paulo diz ainda:<\/p>\n Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Esp\u00edrito, e n\u00e3o segundo a velha forma da Lei escrita (Rm 7:6).<\/p><\/blockquote>\n \u00a0<\/b>Lei cerimonial?<\/b><\/p>\n Ao se depararem com textos como esses, muitas pessoas d\u00e3o a seguinte explica\u00e7\u00e3o: quando o ap\u00f3stolo fala \u201cmal\u201d da lei (como nos textos acima), se refere \u00e0 lei cerimonial (que envolvia os sacrif\u00edcios); quando fala bem da lei (dizendo que ela deve ser guardada), se refere \u00e0 lei moral (os Dez Mandamentos).<\/p>\n Essa solu\u00e7\u00e3o popular resolveria todos os problemas, e poder\u00edamos encerrar nosso estudo por aqui.<\/p>\n Mas existem v\u00e1rias raz\u00f5es para rejeitarmos essa ideia. Uma delas \u00e9 que, de acordo com os especialistas nas cartas de Paulo, o ap\u00f3stolo n\u00e3o faz distin\u00e7\u00e3o entre lei moral e lei cerimonial (veja, por exemplo, Frank Thielman,\u00a0<\/i>\u201cLei\u201d, em\u00a0Dicion\u00e1rio de Paulo e suas cartas<\/em>, ed. Gerald F. Hawthorne, Ralph P. Martin e Daniel G. Reid [Vida Nova \/ Paulus \/ Loyola, 2008], p. 779-796).<\/p>\n Outra raz\u00e3o \u00e9 que Ellen White discordava dessa interpreta\u00e7\u00e3o. Ela escreveu:<\/p>\n Perguntam-me acerca da lei em G\u00e1latas. Que lei \u00e9 o aio [ou tutor] que nos leva a Cristo? Respondo: Tanto o c\u00f3digo cerimonial como o moral, dos Dez Mandamentos (Mensagens Escolhidas<\/em>, v. 1, p. 233).<\/p><\/blockquote>\n Talvez G\u00e1latas 3:24 e 25 (que lemos acima) seja o texto mais forte de toda a carta. Comentando especificamente sobre ele, Ellen White diz:<\/p>\n Nessa passagem, o Esp\u00edrito Santo, pelo ap\u00f3stolo, Se refere especialmente<\/b> \u00e0 lei moral (Mensagens Escolhidas<\/em>, v. 1, p. 234, grifo nosso).<\/p><\/blockquote>\n O fato inevit\u00e1vel \u00e9 que n\u00e3o podemos aceitar<\/p>\n aquela velha distin\u00e7\u00e3o entre lei moral e lei cerimonial como a chave para se entender a ep\u00edstola. N\u00e3o que n\u00e3o houvesse leis morais e cerimoniais na vida do antigo Israel, mas o ponto \u00e9 que tal distin\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 de forma alguma a solu\u00e7\u00e3o para se interpretar G\u00e1latas ou quaisquer outras passagens em que Paulo parece falar da lei de uma perspectiva negativa (Wilson Paroschi, \u201cLi\u00e7\u00f5es de G\u00e1latas\u201d, Revista Adventista<\/i>, maio de 2012, p. 18).<\/p><\/blockquote>\n Portanto, ao mencionar a \u201clei\u201d, Paulo est\u00e1 falando de toda a revela\u00e7\u00e3o dada por Deus aos israelitas no monte Sinai, e especialmente dos Dez Mandamentos.<\/p>\n Como, ent\u00e3o, entender esses e outros textos aparentemente negativos sobre a lei?<\/p>\n G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte\u00a02<\/a><\/p>\n G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte\u00a03<\/a><\/p>\n<\/a><\/p>\n
\n<\/a><\/p>\n<\/a><\/div>\n