<\/a><\/p>\n\u201c[Jesus] recebeu uma educa\u00e7\u00e3o judaica tradicional. Aos 12 anos, seguindo a prescri\u00e7\u00e3o da Mishn\u00e1 (Yoma<\/i> 8:4), Ele visitou os s\u00e1bios de Jerusal\u00e9m. […] A educa\u00e7\u00e3o judaica de Jesus \u00e9 evidente no fato de que o povo costumava dirigir-se a Ele como rabino (\u2018meu mestre\u2019; Mt 26:49; Jo 1:38; 20:16) […]. \u00c9 interessante notar que Sua profiss\u00e3o de carpinteiro \u00e9 outra prova de Seu saber. Carpinteiros eram considerados especialmente instru\u00eddos, tanto que a palavra \u2018carpinteiro\u2019 veio a ser usada como sin\u00f4nimo de \u2018homem instru\u00eddo\u2019 [t. Avot<\/i>\u00a01:10]. […]<\/p>\n
\u201c[Os seguidores de Jesus] eram sacerdotes (At 6:7) e fariseus (Jo 3:1 [; 3:1; 19:39; At 15:5], mas tamb\u00e9m zelotes (Lc 6:15), coletores de impostos (Mt 9:9) e pescadores (Mt 4:18). [Sobre pescadores, veja a \u00faltima cita\u00e7\u00e3o.] A ideia de que a maioria deles tinha pouca educa\u00e7\u00e3o \u00e9 um clich\u00ea que ignora a realidade da vida judaica. Nem todas as crian\u00e7as judias iam \u00e0 escola rab\u00ednica (beyt hamiddrash<\/i>), mas todas recebiam boa educa\u00e7\u00e3o religiosa e teol\u00f3gica. Na sociedade judaica, a educa\u00e7\u00e3o era sobretudo um dever dos pais. Al\u00e9m disso, no final do per\u00edodo do Primeiro Templo, h\u00e1 evid\u00eancias de que os levitas j\u00e1 ofereciam instru\u00e7\u00e3o religiosa formal (2Cr 17:8-9). <\/p>\n
\u201cShimeon ben Shetah, um l\u00edder judeu do primeiro s\u00e9culo da Era Crist\u00e3, decretou que todos os jovens de 17 anos deveriam receber uma educa\u00e7\u00e3o formal (y. Ketubbot<\/i> 50b). A Mishn\u00e1 especifica os v\u00e1rios est\u00e1gios dessa instru\u00e7\u00e3o (m. Avot<\/i> 5:21): aos 5 anos, a crian\u00e7a deveria come\u00e7ar a estudar a Tor\u00e1; aos 10, a Mishn\u00e1; e, aos 15, a Guemar\u00e1. Sem d\u00favida os disc\u00edpulos de Jesus haviam recebido essa educa\u00e7\u00e3o e eram, portanto, muito bem versados nas Escrituras e na instru\u00e7\u00e3o teol\u00f3gica. A imagem muitas vezes apresentada dos disc\u00edpulos de Jesus como ignorantes \u2013 seja para desqualificar a mensagem crist\u00e3 ou para justificar a indol\u00eancia espiritual e intelectual \u2013 est\u00e1 longe da realidade. E, caso ainda reste alguma d\u00favida sobre a quest\u00e3o, basta examinar os escritos desses disc\u00edpulos [contidos no Novo Testamento], uma clara evid\u00eancia de seu pensamento maduro e educa\u00e7\u00e3o teol\u00f3gica avan\u00e7ada\u201d (Jacques B. Doukhan, Israel and the Church: Two Voices for the Same God<\/i> [Peabody, MA: Hendrickson, 2002], p. 3-4, 9-10; com refer\u00eancias bibliogr\u00e1ficas).<\/p>\n
\u201cNo relato do evangelho, encontramos a primeira refer\u00eancia hist\u00f3rica a uma cerim\u00f4nia de Bar Mitzv\u00e1 (a celebra\u00e7\u00e3o da maioridade de um menino judeu). Aos 12 anos, Jesus foi a Jerusal\u00e9m participar da celebra\u00e7\u00e3o religiosa de Pessach (a \u2018P\u00e1scoa\u2019) como um membro adulto da comunidade, e envolveu-Se na discuss\u00e3o sobre a Tor\u00e1 com alguns l\u00edderes religiosos (Lc 2:41-52). Esse relato reflete uma pr\u00e1tica muito antiga dessa cerim\u00f4nia porque, embora a idade normal para o Bar Mitzv\u00e1 seja 13 anos, em algumas comunidades orientais, como as comunidades sir\u00edacas de Alepo e Damasco, se um menino era considerado muito religioso e adiantado nos estudos da Tor\u00e1, realizava seu Bar Bitzv\u00e1 aos 12 anos, em vez de 13\u201d (Reinaldo W. Siqueira, \u201cYeshuah, Hayehudi (\u2018Jesus, the Jew\u2019)\u201d, Shabbat Shalom<\/i>, outono de 2003, p. 28-29).<\/p>\n
\u201cA arrog\u00e2ncia pode ter prevalecido entre os escribas, mas eles n\u00e3o eram acad\u00eamicos improdutivos. Exigiam que todos ensinassem um of\u00edcio a seus filhos e muitos deles mesmos eram artes\u00e3os. Os carpinteiros eram considerados particularmente instru\u00eddos. Se um problema dif\u00edcil estava em discuss\u00e3o, perguntariam: \u2018H\u00e1 entre n\u00f3s um carpinteiro ou filho de carpinteiro que possa solucionar o problema para n\u00f3s?\u2019 (t. Avot<\/i>\u00a01:10). Jesus era ambos: carpinteiro e \u00a0filho de carpinteiro. Esse fato por si s\u00f3 n\u00e3o constitui uma prova de que ele ou seu pai fossem instru\u00eddos, mas vem alegar contra a no\u00e7\u00e3o id\u00edlica de Jesus como um trabalhador manual ing\u00eanuo, af\u00e1vel e simples\u201d\u00a0(David Flusser, Jesus<\/i> [Jerusal\u00e9m: Magnet Press, The Hebrew University, 1998] p. 14-15).<\/p>\n
\u201cUma vez que Pedro e Jo\u00e3o s\u00e3o chamados \u2018homens comuns e sem instru\u00e7\u00e3o\u2019 (At 4.13), muitos acham improv\u00e1vel que Pedro tenha sido capaz de escrever essas ep\u00edstolas [as que levam o seu nome]. Entretanto, a palavra grega usada em Atos 4.13 (agrammatos<\/i>) significa mais propriamente algo como \u2018sem uma educa\u00e7\u00e3o avan\u00e7ada\u2019, n\u00e3o \u2018iletrado\u2019. Os judeus orgulhavam-se da educa\u00e7\u00e3o dos filhos (cf. Josefo, Contra \u00c1pion<\/i>, 1.12; 2.26). Pedro, evidentemente, n\u00e3o tinha familiaridade com o Talmude [uma compila\u00e7\u00e3o das tradi\u00e7\u00f5es judaicas e ensinos rab\u00ednicos] nem chegara \u00e0 \u2018faculdade\u2019. Entretanto, como negociante da ind\u00fastria pesqueira, teria de ser alfabetizado e provavelmente era fluente no grego, a l\u00edngua comum na \u00e9poca [al\u00e9m do aramaico, o idioma falado em Israel. Pedro posteriormente adquiriu forma\u00e7\u00e3o teol\u00f3gica avan\u00e7ada, pois foi aluno do melhor Rabino que j\u00e1 existiu]. A imagem de Pedro apresentada nas exposi\u00e7\u00f5es populares das Escrituras \u2013 a ideia de que ele tinha algo de grosseiro \u2013 \u00e9 sem d\u00favida equivocada\u201d (B\u00edblia de estudo arqueol\u00f3gica NVI<\/i> [S\u00e3o Paulo: Editora Vida, 2013], p. 2.011).<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
\u201c[Jesus] recebeu uma educa\u00e7\u00e3o judaica tradicional. Aos 12 anos, seguindo a prescri\u00e7\u00e3o da Mishn\u00e1 (Yoma 8:4), Ele visitou os s\u00e1bios de Jerusal\u00e9m. […] A educa\u00e7\u00e3o judaica de Jesus \u00e9 evidente no fato de que o povo costumava dirigir-se a Ele como rabino (\u2018meu mestre\u2019; Mt 26:49; Jo 1:38; 20:16) […]. …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[2,7],"tags":[15,20],"yoast_head":"\n
O mito dos disc\u00edpulos iletrados - Miss\u00e3o P\u00f3s-Moderna<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n