{"id":123,"date":"2013-02-12T03:00:00","date_gmt":"2013-02-12T05:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/2013\/02\/galatas-sem-misterio-parte-3\/"},"modified":"2018-02-17T23:53:17","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:17","slug":"galatas-sem-misterio-parte-3","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2013\/02\/galatas-sem-misterio-parte-3\/","title":{"rendered":"G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte 3"},"content":{"rendered":"
Em v\u00e1rios textos, Paulo diz explicitamente que a lei foi abolida quando Cristo veio \u00e0 Terra. J\u00e1 vimos dois deles no in\u00edcio do estudo:<\/p>\n
A Lei foi o nosso tutor at\u00e9 Cristo, para que f\u00f4ssemos justificados pela f\u00e9. Agora, por\u00e9m, tendo chegado a f\u00e9, j\u00e1 n\u00e3o estamos mais sob o controle do tutor<\/b> (Gl 3:24-25).<\/p>\n
Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei<\/b>, para que sirvamos conforme o novo modo do Esp\u00edrito, e n\u00e3o segundo a velha forma da Lei escrita (Rm 7:6).<\/p><\/blockquote>\n
<\/p>\n
H\u00e1 outros textos, como os seguintes:<\/p>\n
[Cristo] aboliu<\/b>, na Sua carne, a lei dos mandamentos<\/b> na forma de ordenan\u00e7as, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz (Ef 2:15, ARA).<\/p>\n
[Cristo] cancelou a escrita de d\u00edvida<\/b>, que consistia em ordenan\u00e7as, e que nos era contr\u00e1ria. Ele a removeu, pregando-a na cruz (Cl 2:14).<\/p><\/blockquote>\n
Os Dez Mandamentos foram abolidos?<\/b><\/p>\n
Se Paulo n\u00e3o faz distin\u00e7\u00e3o entre lei moral e lei cerimonial, como, ent\u00e3o, entender o fato de que a lei foi abolida?<\/p>\n
Para responder a essa pergunta, precisamos lembrar que Paulo enfatiza a tr\u00edplice fun\u00e7\u00e3o da lei<\/b> relacionada com o pecado:<\/p>\n
\n
- revelar o pecado,<\/li>\n
- condenar o pecador e<\/li>\n
- conduzir a Cristo.<\/li>\n<\/ol>\n
<\/a><\/p>\n
O te\u00f3logo \u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez, que, por v\u00e1rios anos, foi diretor do Instituto de Pesquisa B\u00edblica da sede mundial da Igreja Adventista, assim resume as ideias centrais de G\u00e1latas:<\/p>\n
A fun\u00e7\u00e3o da lei n\u00e3o era dar vida eterna; caso contr\u00e1rio, a pessoa seria justificada por meio da lei (Gl 3:21). Em G\u00e1latas 3, Paulo atribui \u00e0 lei um\u00a0<\/i>papel espec\u00edfico<\/b><\/em>: ela \u00e9 o carcereiro que impede a fuga dos prisioneiros (v. 23) e se certifica de que eles est\u00e3o debaixo da maldi\u00e7\u00e3o, merecendo a morte (v. 13). [Em outras palavras, a lei, como j\u00e1 vimos, tem uma fun\u00e7\u00e3o relacionada com o pecado.]<\/p>\n
Mas a lei teve\u00a0<\/i>essa fun\u00e7\u00e3o<\/b><\/em>\u00a0<\/i>apenas por um per\u00edodo limitado de tempo, at\u00e9 a vinda do Salvador prometido<\/span>. Paulo compara a lei a um tutor que nos leva a Cristo (v. 24). Ele nos livrou da maldi\u00e7\u00e3o da lei e da pris\u00e3o do pecado, quando nasceu debaixo da lei (4:4, 5) e Se tornou maldi\u00e7\u00e3o por n\u00f3s (3:13) (\u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez, \u201cThe Adventist Understanding of the Law and the Sabbath\u201d, em\u00a0Lutherans and Adventists in Conversation: Report and Papers Presented 1994-1998<\/em>\u00a0[General Conference of Seventh-day Adventists; The Lutheran World Federation, 2000], p. 112, grifo nosso).<\/p><\/blockquote>\n
<\/a><\/p>\n
O mesmo autor explica em que sentido \u201cCristo \u00e9 o fim da lei\u201d (cf. Rm 10:4):<\/p>\n
Cristo deu fim \u00e0 fun\u00e7\u00e3o condenat\u00f3ria<\/i><\/b> da lei<\/span> para os que creem nEle (Rm 8:1). Al\u00e9m de n\u00e3o ter a capacidade de conceder vida eterna (Gl 3:21), a lei, fora de Cristo,\u00a0condena os pecadores \u00e0 morte. Mas Cristo veio, nasceu debaixo da lei (Gl 4:4) e a obedeceu perfeitamente. Ele escolheu nos redimir da maldi\u00e7\u00e3o da lei ao Se tornar maldi\u00e7\u00e3o em nosso lugar (Gl 3:13). O que era nossa puni\u00e7\u00e3o ou condena\u00e7\u00e3o legal e justa, Jesus tomou sobre Si mesmo como nosso substituto, trazendo ao fim esse aspecto<\/i><\/b> da lei<\/span> em nossas vidas. Sendo que Cristo deu fim ao aspecto condenat\u00f3rio<\/i><\/b> da lei<\/span>, n\u00e3o h\u00e1 absolutamente nenhuma necessidade de permanecermos em inimizade contra Deus (\u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez, \u201cChrist and the Law\u201d,\u00a0Ministry<\/em>, julho-agosto de 1995,\u00a0p. 55, grifo nosso).<\/p><\/blockquote>\n
Para n\u00f3s, que j\u00e1 fomos justificados pela f\u00e9, a lei n\u00e3o mais desempenha sua tr\u00edplice fun\u00e7\u00e3o condenat\u00f3ria. Em outras palavras, a lei:<\/p>\n
\n
- n\u00e3o mais revela nosso pecado, pois j\u00e1 fomos perdoados;<\/li>\n
- n\u00e3o mais nos condena, pois j\u00e1 estamos livres da condena\u00e7\u00e3o e<\/li>\n
- n\u00e3o mais nos conduz a Cristo, pois j\u00e1 estamos em Cristo, justificados e salvos.<\/li>\n<\/ol>\n
Simplificando, podemos dizer que, por meio da morte de Cristo, fomos libertados da condena\u00e7\u00e3o da lei. Nesse aspecto espec\u00edfico, e somente nesse aspecto<\/i><\/b>, os Dez Mandamentos foram abolidos na cruz.<\/p>\n
G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte\u00a01<\/a><\/p>\n
G\u00e1latas sem mist\u00e9rio \u2013 parte\u00a02<\/a><\/p>\n