{"id":116,"date":"2014-07-15T20:00:00","date_gmt":"2014-07-15T23:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/2013\/01\/onde-esta-a-igreja-de-cristo\/"},"modified":"2018-02-17T23:53:04","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:04","slug":"onde-esta-a-igreja-de-cristo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2014\/07\/onde-esta-a-igreja-de-cristo\/","title":{"rendered":"Onde est\u00e1 a igreja de Cristo?"},"content":{"rendered":"
Um dos mal-entendidos mais comuns a respeito da Igreja Adventista do S\u00e9timo Dia est\u00e1 relacionado \u00e0 sua cren\u00e7a acerca da igreja de Jesus Cristo. O que os adventistas realmente ensinam sobre a exist\u00eancia de uma \u201cigreja verdadeira\u201d? Como eles consideram as outras denomina\u00e7\u00f5es\u00a0crist\u00e3s? Desenvolvem eles uma miss\u00e3o isolada do restante dos crist\u00e3os? Com frequ\u00eancia, entre os pr\u00f3prios adventistas, essas quest\u00f5es n\u00e3o s\u00e3o compreendidas corretamente. Para esclarec\u00ea-las, a seguir est\u00e3o v\u00e1rios textos retirados da literatura oficial (ou, em alguns casos, representativa) da Igreja Adventista.\u00a0<\/b><\/p>\n A igreja de Jesus Cristo<\/b><\/p>\n \u201cA igreja \u00e9 a comunidade de crentes que confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. […] A igreja \u00e9 a fam\u00edlia de Deus; adotados por Ele como filhos, seus membros vivem com base no novo concerto. A igreja \u00e9 o corpo de Cristo, uma comunidade de f\u00e9, da qual o pr\u00f3prio Cristo \u00e9 a cabe\u00e7a.\u201d \u2013 Cren\u00e7as fundamentais dos adventistas do s\u00e9timo dia<\/i>, n\u00ba 12.<\/p>\n \u201cA igreja universal se comp\u00f5e de todos os que verdadeiramente creem em Cristo.\u201d \u2013\u00a0Cren\u00e7as fundamentais dos adventistas do s\u00e9timo dia<\/i>, n\u00ba 13.<\/p>\n \u201cOs que constituem o \u00faltimo povo remanescente de Deus na hist\u00f3ria ser\u00e3o um povo espiritual que \u2018incluir\u00e1 cada verdadeiro e fiel seguidor de Cristo\u2019 (Quest\u00f5es sobre doutrina<\/i>, p. 194) dentre muitas denomina\u00e7\u00f5es e\u00a0religi\u00f5es.\u201d \u2013 Hans K. LaRondelle, \u201cO remanescente e as tr\u00eas mensagens ang\u00e9licas\u201d, em\u00a0Tratado de teologia adventista\u00a0do s\u00e9timo dia<\/i>, ed. Raoul Dederen (Tatu\u00ed, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011), p. 888. <\/p>\n \u201cPossivelmente um dos questionamentos mais cr\u00edticos enfrentados por qualquer eclesiologia [compreens\u00e3o sobre a igreja] \u00e9 o seguinte: onde reside a plenitude da igreja de Cristo? Os crist\u00e3os j\u00e1 deram v\u00e1rias respostas a essa importante pergunta. Os cat\u00f3licos em geral defendem que a plenitude da igreja se encontra na Igreja Cat\u00f3lica Romana, em particular na comunh\u00e3o m\u00fatua do papa e dos bispos. As igrejas ortodoxas orientais insistem que a verdadeira ortodoxia foi preservada por eles e, por isso, s\u00e3o a igreja verdadeira, a express\u00e3o da plenitude da igreja de Cristo. Os protestantes costumam acreditar que a plenitude da igreja se encontra localizada em diferentes comunidades crist\u00e3s nas quais o evangelho e os sacramentos s\u00e3o compreendidos e proclamados de forma clara. […]<\/p>\n \u201cOs adventistas diferem dessas opini\u00f5es eclesiol\u00f3gicas, afirmando que\u00a0a plenitude da igreja de Cristo n\u00e3o reside em nenhuma organiza\u00e7\u00e3o eclesi\u00e1stica espec\u00edfica<\/i>. N\u00e3o se trata da nega\u00e7\u00e3o do valor da organiza\u00e7\u00e3o eclesi\u00e1stica, mas da afirma\u00e7\u00e3o de que a igreja n\u00e3o \u00e9, por defini\u00e7\u00e3o, uma estrutura hier\u00e1rquica. Tal convic\u00e7\u00e3o \u00e9 parte do efeito de uma eclesiologia firmemente enraizada na convic\u00e7\u00e3o de que a igreja \u00e9 constitu\u00edda por aqueles que aceitaram a Cristo como Salvador e Senhor. […]<\/p>\n \u201cLidamos especificamente com a natureza da igreja em duas de nossas cren\u00e7as fundamentais. Os adventistas compreendem que a igreja \u00e9 \u2018a comunidade de crentes que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador\u2019. Os fi\u00e9is \u2018se unem para adora\u00e7\u00e3o, comunh\u00e3o, instru\u00e7\u00e3o na Palavra e celebra\u00e7\u00e3o da ceia do Senhor, para servir a toda a humanidade e para proclamar o evangelho em todo o mundo\u2019. Sua autoridade prov\u00e9m de Cristo e da Palavra escrita. Como corpo de Cristo, a igreja \u00e9 \u2018uma comunidade de f\u00e9 da qual o pr\u00f3prio Cristo \u00e9 a cabe\u00e7a\u2019 (Cren\u00e7as fundamentais\u00a0dos adventistas do s\u00e9timo dia<\/i>, n\u00ba 12). Esse entendimento de igreja n\u00e3o exclui a utilidade de estruturas organizacionais, mas descreve a igreja como muito mais do que um fen\u00f4meno institucional. Consiste fundamentalmente de uma comunidade de crentes. […]<\/p>\n \u201cComo entendemos [a] \u2018igreja universal\u2019? Observamos que ela \u2018\u00e9 composta por todos que creem verdadeiramente em Cristo\u2019 (Cren\u00e7as fundamentais\u00a0dos adventistas do s\u00e9timo dia<\/i>, n\u00ba 13). Essa defini\u00e7\u00e3o consiste numa rejei\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica do denominacionalismo, j\u00e1 que a igreja em si \u00e9 descrita como uma entidade que transcende fronteiras denominacionais. A \u2018igreja universal\u2019 n\u00e3o \u00e9 personificada em nenhuma organiza\u00e7\u00e3o crist\u00e3 espec\u00edfica, mas se encontra espalhada pelo mundo crist\u00e3o. […]<\/p>\n \u201cA eclesiologia adventista, desenvolvida a partir da perspectiva do remanescente, reconhece que a igreja de Cristo \u00e9 mais ampla do que sua express\u00e3o por meio do remanescente. Existe uma \u2018igreja universal\u2019 \u2018composta por todos que verdadeiramente creem em Cristo\u2019 […]. A igreja se encontra espalhada pelo mundo religioso e n\u00e3o pode ser identificada com nenhuma organiza\u00e7\u00e3o eclesi\u00e1stica em espec\u00edfico. [… Na segunda vinda de Cristo,] a plenitude do remanescente escatol\u00f3gico ser\u00e1 realidade e a uni\u00e3o da igreja alcan\u00e7ar\u00e1 sua mais profunda manifesta\u00e7\u00e3o.\u201d \u2013 \u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez, \u201cO remanescente do tempo do fim e a igreja crist\u00e3\u201d, em\u00a0Teologia do remanescente: uma perspectiva eclesiol\u00f3gica adventista<\/i>, org. \u00c1ngel Manuel Rodr\u00edguez (Tatu\u00ed, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012), p. 211-212, 217 (grifo no original).<\/p>\n A miss\u00e3o da igreja<\/b><\/p>\n \u201cPara evitar equ\u00edvocos ou conflitos em nossos relacionamentos com outras igrejas crist\u00e3s e organiza\u00e7\u00f5es religiosas, estas diretrizes foram estabelecidas:<\/p>\n \u201c1. Reconhecemos essas ag\u00eancias que exaltam o nome de Jesus perante a humanidade como parte do plano divino para a evangeliza\u00e7\u00e3o do mundo, e sentimos grande estima por homens e mulheres crist\u00e3os em outras comunh\u00f5es [ou denomina\u00e7\u00f5es] que se encontram engajados em ganhar almas para Cristo.\u201d \u2013\u00a0\u201cRelationships with Other Christian Churches and Religious Organizations<\/a>\u201d, em Working Policy<\/i> of the General Conference of Seventh-day Adventists 2006-2007<\/i> (Hagerstown, MD: Review and Herald, 2006), p. 482.<\/p>\n \u201cHoje a situa\u00e7\u00e3o do mundo mudou [em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 \u00e9poca dos ap\u00f3stolos] e, olhando da perspectiva adventista, os judeus n\u00e3o s\u00e3o o p\u00fablico-alvo prim\u00e1rio da nossa mensagem, nem as sinagogas judaicas as portas de entrada naturais para nossos evangelistas. A relev\u00e2ncia da Igreja Adventista do S\u00e9timo Dia deve ser vista, fundamentalmente, no contexto do mundo crist\u00e3o. Nossa mensagem central, a tr\u00edplice mensagem ang\u00e9lica de Apocalipse 14 \u2013 a mensagem da imin\u00eancia do ju\u00edzo, da queda de Babil\u00f4nia e da validade dos mandamentos de Deus, em particular o quarto mandamento \u2013 \u00e9 a mensagem a ser levada ao mundo crist\u00e3o. Num contexto pag\u00e3o ou n\u00e3o crist\u00e3o, a tr\u00edplice mensagem ang\u00e9lica se torna secund\u00e1ria. \u00c9 por isso que os judeus, os \u00e1rabes e mesmo os neo-pag\u00e3os [e seculares] da sociedade p\u00f3s-moderna exigem, pelo menos a princ\u00edpio, uma mensagem e uma abordagem diferentes.\u201d \u2013 Wilson Paroschi, \u201cOs pequenos grupos e a hermen\u00eautica: evid\u00eancias b\u00edblicas e hist\u00f3ricas em perspectiva\u201d, em\u00a0Teologia e metodologia da miss\u00e3o: palestras teol\u00f3gicas apresentadas no VIII Simp\u00f3sio B\u00edblico-teol\u00f3gico Sul-americano<\/i>, ed. Elias Brasil de Souza (Cachoeira, BA: CePliB, 2011), p. 353-354.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Um dos mal-entendidos mais comuns a respeito da Igreja Adventista do S\u00e9timo Dia est\u00e1 relacionado \u00e0 sua cren\u00e7a acerca da igreja de Jesus Cristo. O que os adventistas realmente ensinam sobre a exist\u00eancia de uma \u201cigreja verdadeira\u201d? 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