{"id":114,"date":"2013-04-29T00:00:00","date_gmt":"1970-01-01T00:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/2013\/04\/o-evangelho-como-superacao-da-religiao\/"},"modified":"2018-02-17T23:53:13","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:13","slug":"o-evangelho-como-superacao-da-religiao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2013\/04\/o-evangelho-como-superacao-da-religiao\/","title":{"rendered":"O evangelho como supera\u00e7\u00e3o da religi\u00e3o"},"content":{"rendered":"
O evangelho \u00e9 a supera\u00e7\u00e3o da religi\u00e3o. O cristianismo \u00e9 uma religi\u00e3o. O evangelho \u00e9, portanto, a supera\u00e7\u00e3o do cristianismo. O silogismo proposto carece de esclarecimentos. N\u00e3o pode ser compreendido sem uma adequada no\u00e7\u00e3o dos conceitos de evangelho e religi\u00e3o.<\/p>\n O soci\u00f3logo venezuelano Otto Maduro, em seu livro Religi\u00e3o e Luta de Classes<\/i>, define religi\u00e3o como \u201cconjunto de discursos e pr\u00e1ticas, referente a seres anteriores ou superiores ao ambiente natural e social, em rela\u00e7\u00e3o aos quais os fi\u00e9is desenvolvem uma rela\u00e7\u00e3o de depend\u00eancia e obriga\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n A defini\u00e7\u00e3o de Otto Maduro permite identificar dois importantes aspectos do fen\u00f4meno religioso: seus fundamentos e sua l\u00f3gica. Quanto aos fundamentos, a express\u00e3o \u201cconjunto de discursos e pr\u00e1ticas\u201d aponta para as bases da religi\u00e3o: discursos, ou dogmas \u2013 corpo doutrin\u00e1rio; rito, ou pr\u00e1ticas lit\u00fargicas; e tabu, ou c\u00f3digos morais. Considerados esses fundamentos, o evangelho n\u00e3o pode ser classificado como religi\u00e3o.<\/p>\n Embora tenha suas doutrinas e afirma\u00e7\u00f5es dogm\u00e1ticas, a ess\u00eancia do evangelho \u00e9 o relacionamento com uma pessoa \u2013 Jesus Cristo \u2013, e n\u00e3o com um \u201cconjunto de cren\u00e7as\u201d racional e cartesianamente organizado: \u201cEsta \u00e9 a vida eterna: que te conhe\u00e7am, o \u00fanico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste\u201d (Jo 17.3). Em rela\u00e7\u00e3o aos ritos e pr\u00e1ticas lit\u00fargicas, sabemos que o evangelho extrapola absolutamente o cerimonialismo religioso e torna obsoleto o debate a respeito de onde e como adorar a Deus, pois \u201cDeus \u00e9 esp\u00edrito, e \u00e9 necess\u00e1rio que os seus adoradores o adorem em esp\u00edrito e em verdade\u201d (Jo 4.24). A adora\u00e7\u00e3o leg\u00edtima e aut\u00eantica \u00e9 a consagra\u00e7\u00e3o da vida como \u201csacrif\u00edcio vivo, santo e agrad\u00e1vel a Deus\u201d (Rm 12.1), em detrimento do que se faz nos templos, at\u00e9 porque \u201cDeus n\u00e3o habita em templos feitos por m\u00e3os humanas\u201d (At 7.48), tendo como morada (Ef 2.20-22) uma casa espiritual constru\u00edda com pedras vivas (1Pe 2.5).<\/p>\n Finalmente, o evangelho, cujo novo mandamento \u00e9 amar com o amor do Cristo (Jo 13.34), jamais poder\u00e1 se classificar como tabu, ou r\u00e9gua reguladora de comportamento moral, pois \u201cno amor n\u00e3o h\u00e1 Lei\u201d (Gl 5.22-23), o que estabelece a proposta crist\u00e3 como uma nova consci\u00eancia, baseada na mente (1Co 2.16) e na atitude do Cristo (Fp 2.5-11), que extrapolam qualquer enquadramento moral ou legal.<\/p>\n Considerando as categorias das ci\u00eancias da religi\u00e3o que encaixam o fen\u00f4meno religioso na moldura dos dogmas, ritos e tabus, \u00e9 surpreendente que o evangelho seja considerado religi\u00e3o. O evangelho \u00e9 a supera\u00e7\u00e3o da religi\u00e3o. N\u00e3o \u00e9 ades\u00e3o a dogmas, mas rela\u00e7\u00e3o m\u00edstica com o Deus revelado em Jesus de Nazar\u00e9; n\u00e3o \u00e9 celebrado em ritos, mas na din\u00e2mica do Esp\u00edrito que faz da vida toda uma festa para a gl\u00f3ria de Deus; n\u00e3o se restringe \u00e0 observa\u00e7\u00e3o de regras comportamentais, mas se estabelece a partir de uma profunda transforma\u00e7\u00e3o do ser humano, que \u00e9 arrancado de si mesmo na dire\u00e7\u00e3o de seu pr\u00f3ximo em amor.<\/p>\n A defini\u00e7\u00e3o de Otto Maduro permite tamb\u00e9m perceber a l\u00f3gica inerente ao fen\u00f4meno religioso: a \u201crela\u00e7\u00e3o de obriga\u00e7\u00f5es e benef\u00edcios\u201d com os \u201cseres superiores\u201d. A religi\u00e3o se sustenta na l\u00f3gica da justi\u00e7a retributiva: o fiel cumpre suas obriga\u00e7\u00f5es e recebe a b\u00ean\u00e7\u00e3o; falha no cumprimento do que lhe compete no contrato com a divindade e em troca recebe o castigo e a maldi\u00e7\u00e3o. A impossibilidade humana de atingir quaisquer que sejam os padr\u00f5es definidos pelos deuses, ou mesmo Deus, faz surgir necessariamente o sistema sacrificial. Por defini\u00e7\u00e3o, o divino est\u00e1 na categoria da perfei\u00e7\u00e3o, enquanto o humano, da finitude e da imperfectibilidade moral. Para escapar dos castigos e maldi\u00e7\u00f5es, a religi\u00e3o oferece os sacrif\u00edcios compensat\u00f3rios, necess\u00e1rios para afastar a ira dos deuses e conquistar seus favores.<\/p>\n O evangelho \u00e9 a supera\u00e7\u00e3o das rela\u00e7\u00f5es de m\u00e9rito (justi\u00e7a retributiva) e dos sistemas sacrificiais. Jesus \u00e9 \u201co Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo\u201d (Jo 1.29), e inaugura uma nova dimens\u00e3o de rela\u00e7\u00e3o entre Deus e os homens, n\u00e3o mais baseada no m\u00e9rito, mas na gra\u00e7a, a elegante op\u00e7\u00e3o autodeterminada de Deus de aben\u00e7oar \u201cbons e maus, justos e injustos\u201d, pois \u201cDeus \u00e9 amor\u201d (1Jo 4.8). Aquele que se apropria do evangelho sabe que \u201cAquele que n\u00e3o poupou a seu pr\u00f3prio Filho, mas o entregou por todos n\u00f3s\u201d, tamb\u00e9m \u201cnos dar\u00e1 juntamente com ele, pela gra\u00e7a, todas as coisas\u201d (Rm 8.32), e desfruta a liberdade e a paz com Deus e a paz de Deus (Rm 5.1; 8.1), pois \u201co amor lan\u00e7a fora todo o medo\u201d (1Jo 4.18).<\/p>\n \u00c0 sombra da cruz do Calv\u00e1rio, onde o escandaloso amor de Deus \u00e9 revelado (Jo 3.16; 1Co 1.23), \u00e9 surpreendente que o evangelho seja encaixotado nas categorias da religi\u00e3o, que tem como fundamento as \u201crela\u00e7\u00f5es de obriga\u00e7\u00f5es e benef\u00edcios\u201d, e sobrevive de enclausurar cora\u00e7\u00f5es e consci\u00eancias nos limites estreitos do medo e da culpa.<\/p>\n \u00c9 urgente a melhor compreens\u00e3o dos termos que estabelecem a distin\u00e7\u00e3o entre o evangelho de Jesus Cristo e o cristianismo compreendido nos termos das ci\u00eancias da religi\u00e3o. O cristianismo, como sistema religioso organizado e institucionalizado, \u00e9 culpado do pecado de quebra do terceiro mandamento. O cristianismo, em qualquer per\u00edodo da hist\u00f3ria e contexto sociocultural, se assemelha muito mais a todos os demais fen\u00f4menos religiosos que ao evangelho que pretendeu superar. \u00c9 uma pena que os crist\u00e3os estejam, ainda hoje, exageradamente apegados \u00e0s discuss\u00f5es e aos debates dogm\u00e1ticos, aprisionados a cerimoniais ritual\u00edsticos temploc\u00eantricos e clericais, quixotesca e desnecessariamente ocupados na tentativa de subjugar e controlar moralmente o comportamento social, e tristemente, escravizados pelos sistemas sacrificiais e merit\u00f3rios, que n\u00e3o fazem mais do que multiplicar as fileiras dos \u201cdecepcionados com Deus\u201d.<\/p>\n Chegou o tempo quando homens e mulheres que ser\u00e3o tomados por loucos devem, em plena manh\u00e3, acender uma lanterna, correr aos templos crist\u00e3os e gritar incessantemente: \u201cOnde est\u00e3o aqueles que n\u00e3o se envergonham do evangelho?\u201d.<\/p>\n Ed Ren\u00e9 Kivitz, mestre em Ci\u00eancias da Religi\u00e3o, \u00e9 pastor da<\/i>\u00a0Igreja Batista de \u00c1gua Branca<\/i><\/a>, S\u00e3o Paulo. Possui um\u00a0<\/i>blog<\/i><\/a>\u00a0e desenvolveu a s\u00e9rie\u00a0<\/i>Talmidim<\/i><\/a>, formada por\u00a0v\u00eddeos curtos com reflex\u00f5es b\u00edblicas.\u00a0<\/em><\/i>Retirado de Ultimato<\/i><\/a>, janeiro-fevereiro de 2013, p. 50-51.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O evangelho \u00e9 a supera\u00e7\u00e3o da religi\u00e3o. O cristianismo \u00e9 uma religi\u00e3o. O evangelho \u00e9, portanto, a supera\u00e7\u00e3o do cristianismo. O silogismo proposto carece de esclarecimentos. N\u00e3o pode ser compreendido sem uma adequada no\u00e7\u00e3o dos conceitos de evangelho e religi\u00e3o. O soci\u00f3logo venezuelano Otto Maduro, em seu livro Religi\u00e3o e …<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[3,4],"tags":[12],"yoast_head":"\n<\/a><\/p>\n