{"id":109,"date":"2013-02-20T00:00:00","date_gmt":"1970-01-01T00:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/2013\/02\/os-ultimos-dias-espetaculares-ou-normais\/"},"modified":"2018-02-17T23:53:16","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:16","slug":"os-ultimos-dias-espetaculares-ou-normais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2013\/02\/os-ultimos-dias-espetaculares-ou-normais\/","title":{"rendered":"Os \u00faltimos dias: espetaculares ou normais?"},"content":{"rendered":"
Quando examinamos cuidadosamente o Novo Testamento, descobrimos que muitos eventos mundiais que os crist\u00e3os tomam como sinais do fim s\u00e3o, na verdade, sinais de uma \u00e9poca. […] Para Jesus, guerras, fomes e terremotos n\u00e3o sinalizam o fim \u2013 s\u00e3o apenas sinais do in\u00edcio do fim! Os disc\u00edpulos perguntaram por um sinal do fim; Jesus deu a eles sinais de uma \u00e9poca. No relato de Lucas, Jesus acrescentou a express\u00e3o \u201ccoisas espantosas e tamb\u00e9m grandes sinais do c\u00e9u\u201d\u00a0(Lc 21:11), ao Se referir a esses sinais de \u00e9poca (confira o verso 9). Esses sinais n\u00e3o foram dados para estimular a especula\u00e7\u00e3o sobre a contagem do tempo do fim. Em vez disso, eles nos lembram de que devemos estar vigilantes, em todo o tempo, com respeito ao fim (Mt 24:42).<\/p>\n
Se guerras, terremotos e fomes s\u00e3o sinais de uma \u00e9poca, n\u00e3o deveria nos surpreender que muitos dos chamados \u201csinais do fim\u201d tivessem acontecido j\u00e1 no primeiro s\u00e9culo. Havia falsos messias j\u00e1 na \u00e9poca de Jesus (At 5:36, 37), e muitos mais pr\u00f3ximo do ano 70 d.C. (veja Fl\u00e1vio Josefo, Antiguidades Judaicas<\/i>). Embora a paz tenha caracterizado a Palestina em 31 d.C, aconteceram \u2018guerras e rumores de guerras\u2019 ao longo da d\u00e9cada de 60 d.C. Ocorreram fomes (At 11:28), terremotos (Laodiceia, em 60 d.C, Pompeia, em 63 d.C, Jerusal\u00e9m, em 64 d.C, e Roma em 68 d.C), e sinais no c\u00e9u (veja O Grande Conflito<\/i>, p. 29). O Novo Testamento cont\u00e9m muitos relatos de persegui\u00e7\u00e3o, falsos mestres e falsos profetas (veja 1\u20132Co, Gl, Cl, 2Pe, 1\u20132Jo, Jd, Ap 2\u20133). Paulo p\u00f4de at\u00e9 afirmar que, em seus dias, o evangelho fora pregado no mundo todo (Cl 1:23; Rm 1:8; 16:26). N\u00e3o \u00e9 de admirar, ent\u00e3o, que os ap\u00f3stolos acreditassem estar vivendo nos \u00faltimos dias (At 2:14-21; Hb 1:2; 1Pe 1:20; 1Jo 2:18).<\/p>\n A normalidade do fim<\/strong><\/p>\n Relacionada ao tema dos \u201csinais\u201d, est\u00e1 a pergunta: Qu\u00e3o incomuns ser\u00e3o os eventos do fim? […]<\/p>\n Jesus e Paulo apresentam os \u00faltimos dias como tempos normais, apesar de todos os eventos espetaculares. Como antes do Dil\u00favio (Mt 24:37), as pessoas continuar\u00e3o sua rotina normal de comer e beber; mesmo casamentos n\u00e3o ser\u00e3o adiados (Mt 24:38). Como nos dias de L\u00f3, haver\u00e1 compras e vendas (Lc 17:28), o que sugere que a estrutura econ\u00f4mica b\u00e1sica permanecer\u00e1. Planta\u00e7\u00e3o e constru\u00e7\u00e3o continuam (Lc 17:28). A maior parte das pessoas parece n\u00e3o pressentir que o fim est\u00e1 pr\u00f3ximo (Mt 24:39).<\/p>\n De fato, Paulo escreveu que as terr\u00edveis destrui\u00e7\u00f5es associadas \u00e0 segunda vinda (2Ts 1:5-10) vir\u00e3o quando as pessoas estiverem clamando: \u201cPaz e seguran\u00e7a\u201d\u00a0(2Ts 5:2-3). Para muitos, os \u00faltimos dias parecem como uma era dourada de paz e prosperidade. Tribula\u00e7\u00f5es, desastres, desordens sociais e persegui\u00e7\u00f5es do tempo do fim estar\u00e3o na ordem do dia, mas n\u00e3o parecer\u00e3o estar fora de propor\u00e7\u00f5es em compara\u00e7\u00e3o com \u00e9pocas normais. A maioria, provavelmente a vasta maioria, ser\u00e1 surpreendida ao ver o fim.<\/p>\n Assim, de acordo com a B\u00edblia, n\u00e3o dever\u00edamos ficar surpresos com o fato de que os sinais estivessem envelhecendo. Eles foram dados, n\u00e3o para satisfazer nossa curiosidade quanto \u00e0 contagem do tempo do fim, mas para estimular o estudo da B\u00edblia e uma vida de f\u00e9. […]<\/p>\n O cl\u00edmax do tempo do fim n\u00e3o \u00e9 a batalha do Armagedom, mas a \u201cmanifesta\u00e7\u00e3o da gl\u00f3ria do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo\u201d\u00a0(Tt 2:13). O fim tem que ver com Jesus, mais do que com eventos ou ideias. […]<\/p>\n Mantendo viva a f\u00e9<\/strong><\/p>\n A brevidade do tempo \u00e9 frequentemente real\u00e7ada como incentivo para buscar a justi\u00e7a e fazer de Cristo o nosso amigo. Este n\u00e3o deve ser o grande motivo para n\u00f3s; pois cheira a ego\u00edsmo. \u00c9 necess\u00e1rio que os terrores do dia de Deus sejam mantidos diante de n\u00f3s, a fim de sermos compelidos \u00e0 a\u00e7\u00e3o correta pelo medo? N\u00e3o devia ser assim. Jesus \u00e9 atraente. […] Deseja ser nosso Amigo, andar conosco por todos os acidentados caminhos da vida. […] Jesus, a Majestade do C\u00e9u, deseja elevar ao companheirismo com Sua pessoa os que se dirigem a Ele com seus fardos, fraquezas e preocupa\u00e7\u00f5es (Ellen White, Review and Herald<\/i>, 2 de agosto de 1881).<\/p><\/blockquote>\n Que lindo \u00e9 esse resumo sobre centralidade de um relacionamento com Jesus e de uma saud\u00e1vel antecipa\u00e7\u00e3o do fim! \u00c9 o caminhar diariamente, o di\u00e1rio companheirismo que deve nortear nossa expectativa de uma eternidade com a Pessoa de Jesus!<\/p>\n<\/a><\/p>\n
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