{"id":1026,"date":"2014-07-21T07:00:53","date_gmt":"2014-07-21T10:00:53","guid":{"rendered":"http:\/\/rabis.co\/migramissaopos\/?p=1026"},"modified":"2018-02-17T23:53:03","modified_gmt":"2018-02-18T01:53:03","slug":"os-tres-filhos-de-abraao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/missaoposmoderna.biblecast.com.br\/2014\/07\/os-tres-filhos-de-abraao\/","title":{"rendered":"Os tr\u00eas filhos de Abra\u00e3o"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

Desde 11 de setembro de 2001, a tens\u00e3o entre juda\u00edsmo, isl\u00e3 e cristianismo tem crescido. Cada religi\u00e3o afirma adorar o \u00fanico Deus verdadeiro e enfatiza alguns aspectos do car\u00e1ter de Deus.<\/p>\n

Mas, sempre que as pessoas est\u00e3o em desacordo, elas tendem a se afastar das coisas que os seus oponentes enfatizam porque n\u00e3o querem se parecer com o \u201cadvers\u00e1rio\u201d. Nesse processo, deixam de lado ideias que Deus deseja que preservassem.<\/p>\n

Quando os judeus e os crist\u00e3os se separaram, a partir do fim do primeiro s\u00e9culo, foi como se tomassem a verdade de Deus que compartilhavam e a dividissem. Cada grupo perdeu alguns elementos importantes nesse processo. Ent\u00e3o surgiu Maom\u00e9 e tentou, creio eu, faz\u00ea-los retornar ao que haviam perdido. Mas essa tentativa falhou, e as tr\u00eas religi\u00f5es se tornaram ainda mais hostis uma \u00e0 outra. <\/p>\n

Sempre que algu\u00e9m sustenta cren\u00e7as diferentes das nossas, \u00e9 f\u00e1cil dizer: \u201cSe eu estou certo, ent\u00e3o voc\u00ea sem d\u00favida est\u00e1 errado\u201d. Essa \u00e9 uma conclus\u00e3o perigosa, porque, quando apontamos o dedo para acusar algu\u00e9m, \u00e9 prov\u00e1vel que deixemos de aprender o que Deus deseja nos ensinar atrav\u00e9s dessas pessoas \u2013 at\u00e9 em meio a cren\u00e7as defeituosas.<\/p>\n

\u00c9 f\u00e1cil comparar o melhor de nossa religi\u00e3o com o pior da religi\u00e3o do outro e ter a sensa\u00e7\u00e3o de que estamos muito bem. Mas isso n\u00e3o \u00e9 justo nem construtivo. O que aconteceria se v\u00edssemos o melhor na f\u00e9 dos outros? Poder\u00edamos ter muitas surpresas.\u00a0Quais s\u00e3o as melhores e mais positivas contribui\u00e7\u00f5es de cada f\u00e9 monote\u00edsta existente no mundo? E quais aspectos singulares e centrais de cada f\u00e9 as outras duas t\u00eam desprezado ou subestimado?<\/p>\n

Outro tipo de \u201cecumenismo\u201d<\/strong><\/p>\n

Os princ\u00edpios centrais do cristianismo s\u00e3o o evangelho, a gra\u00e7a e Jesus. O juda\u00edsmo e o isl\u00e3 t\u00eam elementos de gra\u00e7a, mas n\u00e3o a plenitude apresentada pelo evangelho. Os valores centrais do juda\u00edsmo em grande parte desprezados pelas outras religi\u00f5es s\u00e3o a lei, a obedi\u00eancia e o s\u00e1bado. E o isl\u00e3, por sua vez, enfatiza a submiss\u00e3o, o ju\u00edzo final e a escatologia. O cristianismo e o juda\u00edsmo t\u00eam se esquivado desses \u00faltimos temas em parte porque os mu\u00e7ulmanos os proclamam e praticam.<\/p>\n

Os valores centrais dessas tr\u00eas religi\u00f5es se tornaram s\u00edmbolos de divis\u00e3o. Mas, quando analisamos cuidadosamente essas cren\u00e7as, come\u00e7amos a descobrir que o remanescente do Apocalipse expressa todas elas. Evidentemente, \u00e9 prop\u00f3sito de Deus que, no tempo do fim, exista um grupo de pessoas fi\u00e9is \u00e0 plenitude da sua Palavra. E, dessa fidelidade, surgir\u00e1 um conjunto de cren\u00e7as e de pr\u00e1tica que ser\u00e1 igualmente atraente aos fi\u00e9is de todas as grandes religi\u00f5es do mundo.<\/p>\n

Quase 2 mil anos atr\u00e1s, Deus designou uma mensagem que seria especialmente apropriada \u00e0 \u00e9poca em que vivemos. Assim, o remanescente de Deus ter\u00e1 uma mensagem n\u00e3o apenas para os crist\u00e3os, mas para os judeus, os mu\u00e7ulmanos, os budistas, os hindus \u2013 para todas<\/i> as pessoas. O remanescente final ser\u00e1 formado por todos aqueles que forem fi\u00e9is a Deus para encontrarem Jesus quando Ele vier. \u00a0O cristianismo \u2013 com sua mensagem sobre o evangelho, a gra\u00e7a e Jesus \u2013, o juda\u00edsmo \u2013 com a lei, a obedi\u00eancia e o s\u00e1bado \u2013 e o isl\u00e3 \u2013 com a submiss\u00e3o, o ju\u00edzo final e a escatologia \u2013 reunir\u00e3o o povo de Deus.<\/p>\n

Estes s\u00e3o apenas vislumbres do que pode ocorrer. Mas o Apocalipse me diz que os melhores dias para o povo de Deus ainda est\u00e3o por vir. \u2013 Jon Paulien, Seven Keys<\/a>: Unlocking the Secrets of Revelation<\/i> (Nampa, ID: Pacific Press, 2009), p. 114-117.<\/p>\n

Existe outro tipo de \u201cecumenismo\u201d, que consiste no chamado de Deus a muitos indiv\u00edduos de cada institui\u00e7\u00e3o religiosa do globo. Entre cat\u00f3licos, mu\u00e7ulmanos, hindus, judeus, budistas e todos os demais grupos, h\u00e1 muitas pessoas que est\u00e3o buscando a verdade e vivem um relacionamento com Deus. Por meio do Esp\u00edrito Santo, Deus est\u00e1 presente em cada lugar antes mesmo que os mission\u00e1rios cheguem l\u00e1. Tenho encontrado a f\u00e9 genu\u00edna em muitos lugares que jamais imaginei. […] O remanescente de Deus do tempo do fim ser\u00e1 formado por pessoas de todas as na\u00e7\u00f5es, tribos, l\u00ednguas, povos e \u2013 sim \u2013 religi\u00f5es. \u2013 Jon Paulien, \u201cEcumenismo versus exclusivismo<\/a>\u201d.<\/p>\n

Simp\u00f3sio \u201cNosso pai Abra\u00e3o\u201d<\/strong><\/p>\n

Embora o cristianismo, o isl\u00e3 e o juda\u00edsmo compartilhem da heran\u00e7a comum de Abra\u00e3o, essas tr\u00eas importantes religi\u00f5es t\u00eam vivido em conflito e incompreens\u00e3o durante s\u00e9culos. Um grupo interconfessional de estudiosos se reuniu [em 28 de mar\u00e7o de 2006] no campus da Andrews University (EUA) para analisar e compartilhar solu\u00e7\u00f5es para as atitudes distorcidas e equ\u00edvocos entre as tr\u00eas religi\u00f5es. […]<\/p>\n

\"\"<\/a>
Participantes do simp\u00f3sio<\/figcaption><\/figure>\n

As apresenta\u00e7\u00f5es exploraram as dimens\u00f5es sociol\u00f3gicas, \u00e9ticas e filos\u00f3ficas de cada religi\u00e3o, bem como os fundamentos teol\u00f3gicos da atitude de cada cren\u00e7a em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s outras duas, buscando\u00a0substituir a estreiteza mental e o antagonismo pelo terreno comum. O simp\u00f3sio \u201cOur Father Abraham\u201d (Nosso pai Abra\u00e3o)\u00a0foi patrocinado pela Associa\u00e7\u00e3o Internacional de Liberdade Religiosa, pelo Semin\u00e1rio Teol\u00f3gico Adventista do S\u00e9timo Dia (Andrews University) e por Shabbat Shalom<\/i>, uma revista que aborda as rela\u00e7\u00f5es entre judeus e crist\u00e3os. \u2013 \u201cSymposium Addresses Shared Jewish-Christian-Muslim Heritage<\/a>\u201d.<\/p>\n

As apresenta\u00e7\u00f5es do simp\u00f3sio estar\u00e3o dispon\u00edveis na obra The Three Sons of Abraham<\/a>: Interfaith Encounters Between Judaism, Christianity and Islam<\/i> (Nova York: I. B. Tauris, 2014), organizada por Jacques Doukhan, professor de teologia na Andrews University.<\/p>\n

A respeito desse livro, Michael Barnes, professor de rela\u00e7\u00f5es inter-religiosas na Universidade de Londres, declara: \u201cJudeus, crist\u00e3os e mu\u00e7ulmanos geralmente definem a si mesmos com base nas diferen\u00e7as em rela\u00e7\u00e3o aos outros. Este livro ousa pensar de forma diferente e explorar as implica\u00e7\u00f5es de uma pergunta diferente: Como as tr\u00eas vers\u00f5es da tradi\u00e7\u00e3o prof\u00e9tica originada com Abra\u00e3o podem ser pensadas em conjunto \u2013 em termos complementares em vez de competitivos? Este volume sens\u00edvel, incisivo mas sempre acess\u00edvel aborda um dos grandes problemas de nossa \u00e9poca, do qual o di\u00e1logo mais amplo de religi\u00f5es e culturas s\u00f3 pode se beneficiar. Ao incluir o isl\u00e3 no que \u00e9 muitas vezes referida como a \u2018tradi\u00e7\u00e3o judaico-crist\u00e3\u2019, os autores prop\u00f5em uma alternativa admiravelmente generosa para a rivalidade destrutiva que t\u00e3o dolorosamente tem afastado os \u2018filhos de Abra\u00e3o\u2019 uns dos outros\u201d.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Desde 11 de setembro de 2001, a tens\u00e3o entre juda\u00edsmo, isl\u00e3 e cristianismo tem crescido. Cada religi\u00e3o afirma adorar o \u00fanico Deus verdadeiro e enfatiza alguns aspectos do car\u00e1ter de Deus. 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