Quais são os sinais do povo remanescente?
De acordo com o Apocalipse, o remanescente do tempo do fim teria dois sinais identificadores: os “mandamentos de Deus” e o “testemunho de Jesus” (Ap 12:17), ou os “mandamentos de Deus” e a “fé de/em Jesus” (Ap 14:12). Mas, ao contrário da opinião popular, essas expressões não indicam a ênfase em determinada parte da Bíblia e a crença em uma manifestação pós-bíblica do dom de profecia.
Em primeiro lugar, é importante notar que a “palavra de Deus / mandamentos de Deus” e o “testemunho de Jesus / fé de Jesus” sempre foram as marcas do verdadeiro cristianismo, em todas as épocas (Ap 1:2, 9; 6:9; 20:4), não apenas no tempo do fim. Em segundo lugar, um estudo mais aprofundado mostra que a “palavra de Deus / mandamentos de Deus” e o “testemunho de Jesus / fé de Jesus” indicam, respectivamente, o Antigo e o Novo Testamento, as mesmas “duas testemunhas” de Apocalipse 11 (LARONDELLE, 1999, p. 177-187; LARONDELLE, 2011, p. 870, 878; LEHMAN, 2012, p. 100-102; MUELLER, 2002, p. 30-45; RODRÍGUEZ, 2012a, p. 205; RODRÍGUEZ, 2012b, p. 226-242; STEFANOVIC, 2009, p. 54-55, 352-353, 401-404; STRAND, 1981, p. 127-135).
Portanto, o sinal identificador da igreja remanescente seria o seu compromisso inabalável com a totalidade das Escrituras – o Antigo e o Novo Testamento. Uma consequência disso, segundo a compreensão teológica adventista, seria a crença na validade dos Dez Mandamentos, inclusive do sábado (REIS; GROGER; FOLLIS, 2012a-b), e no dom de profecia, não canônico e subordinado às Escrituras, manifestado em Ellen G. White (BRAND; MCMAHON, 2005; RICE, 2011, p. 610-650).
Referências:
BRAND, Leonard; MCMAHON, Don. The prophet and her critics. Nampa, ID: Pacific Press, 2005.
LARONDELLE, Hans K. Light for the last days: Jesus’ end-time prophecies made plain in the book of Revelation. Nampa, ID: Pacific Press, 1999.
________. O remanescente e as três mensagens angélicas. Em: Tratado de teologia adventista do sétimo dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011.
LEHMAN, Richard P. O remanescente no Apocalipse. Em: Teologia do remanescente: uma perspectiva eclesiológica adventista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012.
MUELLER, Ekkehardt. The two witnesses of Revelation 11. Journal of the Adventist Theological Society, v. 13, n. 2, p. 30-45, 2002.
REIS, Emilson dos; GROGER, Renato; FOLLIS, Rodrigo, orgs. Doutrina do sábado: fundamentos. Parousia, v. 1. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2012a.
________. Doutrina do sábado: implicações. Parousia, v. 2. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2012b.
RICE, George E. Dons espirituais. Em: Tratado de teologia adventista do sétimo dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011.
RODRÍGUEZ, Ángel Manuel. O remanescente do tempo do fim e a igreja cristã. Em: Teologia do remanescente: uma perspectiva eclesiológica adventista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012a.
________. O “testemunho de Jesus” nos escritos de Ellen G. White. Em: Teologia do remanescente: uma perspectiva eclesiológica adventista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012b.
STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ: a commentary on the book of Revelation. 2a ed. Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2009.
STRAND, Kenneth A. The two witness of Rev 11:3-12. Andrews University Seminary Studies, v. 19, n. 2, p. 127-135, 1981.